Rio Tijucas

COMITÊ MOBILIZA ORGANIZAÇÕES-MEMBRO PARA DEBATER USO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Destaque

17/08/2017

Um dos objetivos do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas é fortalecer a participação das organizações-membro nas ações de conscientização sobre o uso racional da água. Desta forma, a equipe técnica do Comitê iniciou nesta quinta-feira (17/08) as visitas em entidades de Canelinha, São João Batista e Nova Trento. O intuito foi atualizar o cadastro das instituições, ouvir as demandas necessárias e apresentar os programas que estão em andamento, entre eles o Plano de Recursos Hídricos e o Pacto pela Restauração da Mata Ciliar.

Em Canelinha, a bióloga Aline Luiza Tomazi e o engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins visitaram o SEMAIS - Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento. Foram recebidos por Eduardo Furtado (Diretor Geral), Fábio Marcelo Espíndula (Gerente de Operação, Manutenção e Expansão), Leandra Battisti (Gerente Administrativa Financeira) e Thiago Vinícius Leal (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente). A equipe também visitou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Sindicato de Indústrias de Olaria e de Cerâmica para Construção do Vale do Rio Tijucas.

Já em São João Batista os técnicos conversaram com o vereador Eder Vargas representando a Câmara Municipal e Andreia Azevedo (Diretora Executiva) do SISAM - Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal. Em Nova Trento a visita foi na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e contou com a presença do secretário Victor Alisson Gomes e do diretor do SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Ivã Alessandro Franzoi.

A previsão do Comitê Tijucas Biguaçu é visitar as 55 organizações-membro compostas por usuários de água, população da bacia e órgãos da administração pública federal e estadual e distribuir cartazes e folders para incentivar a participação da sociedade nos debates sobre os recursos hídricos.

Recuperação da Mata Ciliar

A equipe também visitou uma propriedade particular no centro de São João Batista onde um trecho do Rio Tijucas sofre com a erosão. Será feito um projeto para recuperação da área e doadas mudas nativas e frutíferas. A ação faz parte do Pacto de Recuperação da Mata Ciliar que desde 2011 já cadastrou 71 propriedades nos 14 municípios que compõem as Bacias Hidrográfias dos Rios Tijucas e Biguaçu. Durante esse período já foram plantadas cerca de 10 mil mudas nativas em áreas de preservação permanente.

Por Rokelly Pierozan, jornalista