Rio Tijucas

ASSEMBLEIAS… NO TIJUCAS-BIGUAÇU Destaque

27/04/2017

A 46ª Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas ocorreu, concomitantemente, com a 45ª Assembleia Geral Extraordinária, respeitando os trâmites regimentais, na tarde desta quarta-feira, 26/4, na Câmara de Vereadores do município de São João Batista-SC.

A justificativa para assembleia extraordinária foi a apresentação, debate e votação do novo regimento interno que necessitava do conhecimento das entidades-membro, e que, tende a tornar menos burocrático os ritos de um comitê de bacias – a revisão de regimentos e decretos dos comitês ocorre em todo Estado de Santa Catarina.

Na pauta da 46ª ordinária, que contou com a presença da equipe multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os assuntos: Aprovação do Relatório de Atividades 2016; da Prestação de Contas 2016; da manifestação de interesse do CRBio03 em integrar a Câmara Técnica Consultiva; e aprovação ad referendum da composição do Grupo de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos (GAP); também a aprovação do Plano de Educomunicação e Mobilização Social do Plano de Recursos Hídricos; e a definição para próxima Assembleia Geral Ordinária; além dos assuntos gerais.

Mais representatividade
O Comitê Tijucas que passou a se chamar Tijucas-Biguaçu desde o final do ano de 2015, quando a assembleia geral assim entendeu agilizar a incorporação do município de Antônio Carlos e a totalidade da bacia do Rio Biguaçu, passa a ter mais representatividade e poder de decisão nos debates de recursos hídricos na Grande Florianópolis.

Se o regimento interno recebeu atenção da consultora Noemia Bohn, pós-doutora pela Unité Mixte de Recherche Territoires (UMR TETIS); os debates acerca do Plano de Educomunicação e Mobilização Social do Plano de Recursos Hídricos foram realizados por uma equipe da UFSC formada pelos pesquisadores e professores: Gastão Cassel, Paulo Sergio dos Santos, Marcio Cardoso, Thaianna Cardoso e Bruno Volkov.

Na assembleia que teve muitas contribuições do técnico da SDS, Cesar Seibt; ficou definido que a 47ª Assembleia Geral Ordinária vai ocorrer no município de Leoberto Leal, Alto Vale do Rio Tijucas.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.