Rio Tijucas

PLANO DE BACIAS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL Destaque

08/03/2017

A apresentação do Plano de Bacias para a Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu teve lugar no dia 16/2, em Tijucas, conforme noticiamos em nossos veículos de informação. Instrumento importante de gestão e gerenciamento, inclusive, para repensar o modelo de desenvolvimento regional, um Plano de Bacias parte do pressuposto que qualquer proposta conceitual ou levantamento (mapeamento) de informações e diagnóstico passa, decisivamente, pela escuta comunitária. Esta atitude foi debatida na segunda reunião entre a equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entidade responsável pelo desenvolvimento do Plano de Bacias, e a equipe técnica e diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas. O encontro que selou esse acordo se deu na tarde de 3/3, na nova sede do Comitê Tijucas-Biguaçu, na Avenida Hercílio Luz, bem próximo ao Samae, e apresentou o nome do engenheiro florestal Edison Roberto Mendes Baierle, vice-presidente do Comitê Tijucas-Biguaçu, como coordenador dos trabalhos do plano de bacias.

A equipe da UFSC apresentou as demais etapas do plano de bacias aos membros do Comitê Tijucas-Biguaçu, e da Câmara Técnica do Comitê. O plano foi aprovado com ressalvas que devem ser apresentadas e debatidas com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) para aprimoramentos. Entre os principais apontamentos da câmara técnica está a obtenção de dados e informações para caracterização da Bacia do Tijucas-Biguaçu. Essa imagem integrada da Bacia deve ser realizada com critérios técnicos atualizados, sem esquecer que o mapeamento é participativo, com apoio expresso da comunidade: sindicatos, associações, órgãos públicos e privados que atuam direta ou indiretamente no desenvolvimento da bacia hidrográfica.

Participaram do evento: Adalto Gomes (Comitê); Alessandra dos Anjos (Comitê); Aline da Silva Dias (Famab); Aline Luiza Tomasi (Comitê); Ana Maria Mello Peixoto (Celesc); Camila Aguiar Vieira (Sulcatarinense); Carolini da Cruz (Samae Tijucas); Diego Cathcart (UFCS); Edison Baierle (Comitê); Gastão Cassel (UFSC); Geovani Pedro de Souza (Cidasc); Ismael Simas (Proactiva); Izabella Amorim (Câmara Tijucas); José Leal Silva Junior (Comitê); Karine Xavier (UFSC); Letícia Frozza Teive (Famab); Letícia Tommasia (Samae Tijucas); Luana Periotto Costa (UFSC); Marcio Cardoso (UFSC); Paulo Sergio dos Santos (UFSC); Tiago Martins (Comitê); William Wollinger Brenuvida (Comitê).
Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.

(*) Informações sobre a primeira reunião neste link: http://comitetijucas.blogspot.com.br/2017/02/plano-de-bacias-e-prioridade-para.html