Rio Tijucas

COMITÊ TIJUCAS-BIGUAÇU OFICIALMENTE NA PLATAFORMA DA ONU/FAO Destaque

29/09/2016

Ser reconhecido por boas práticas na área socioambiental é muito bom. Ver esta boa prática divulgada em uma plataforma internacional e referendada pelo programa de Agricultura da Organização das Nações Unidas (FAO/ONU) é motivo para uma alegria que nós compartilhamos com a população da bacia hidrográfica. O anúncio veio hoje por meio de um comunicado do Oficial de Programas da FAO para Região Sul do Brasil, Carlos Biasi.

A conquista foi obtida por meio das divulgações do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar na mídia televisiva, radiofônica e virtual (internet), além da mídia impressa. O Pacto pela restauração da Mata Ciliar é uma iniciativa do Comitê Tijucas-Biguaçu, que atua em 14 municípios. O Pacto é o programa de maior envergadura do Tijucas-Biguaçu, presente em mais de 60 propriedades, distribuindo mais de 8 mil mudas de árvores nativas devidamente monitoradas pelos técnicos do comitê em parceria com a comunidade escolar e proprietários de áreas em margens de rios. O Pacto, aliás, vai ser renovado nos dias 19 e 20/10, durante o 3º Seminário da Mata Ciliar, em Tijucas-SC.

O conteúdo já encontra disponível para acesso através da Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável (www.boaspraticas.org.br). Em breve, os textos divulgados serão traduzidos para o inglês, espanhol e francês, oportunamente inseridos.

Agradecimento
O Comitê Tijucas-Biguaçu agradece todos os veículos de informação dos 14 municípios e da Região da Grande Florianópolis pelo apoio na divulgação de Boas Práticas. Também agradecemos a comunidade escolar e os proprietários de áreas cedidas ao Pacto, prefeituras da bacia hidrográfica que não medem esforços para esta iniciativa que pertence à população da bacia.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.