Rio Tijucas

COMITÊ APOIA PROJETO BOA PRAÇA EM GANCHOS Destaque

08/09/2016

Em junho deste ano o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu realizou um plantio de mudas de espécies nativas da região em parceria com a Escola Municipal Abel Capella, na Praça Guilherme Simão Alves, em Canto dos Ganchos, Governador Celso Ramos. Além dessa atividade, houve limpeza de praia e sensibilização ambiental com participação do comitê no Programa Educação e Cidadania News, apresentado pela jornalista Maria Odete Olsen, da Record News Santa Catarina. Na manhã desta quinta-feira, 8/9, o comitê apoiou a iniciativa do Projeto Boa Praça e do Centro de Educação Infantil (CEI) Dulce Godinho Nazário. Os alunos pintaram um banco doado pela comunidade utilizando guache e desenho livre, além de simbolicamente transplantarem duas mudas de ipês amarelos.

A Praça Guilherme Simão Alves
Inaugurada na década de 1980 contava com muitos equipamentos urbanos: parquinho para crianças; diversos bancos e mesas em concreto; gramado com proteção e flores; um amplo vão para a baía de Tijucas; trapiche (ancoradouro de barcos); e paredes laterais em pedra e concreto para o Rio da Cuba. Na época, a velha ponte de madeira, a Ponte do Seu Mané Chico, alusão ao morador Manoel Francisco de Oliveira, foi substituída por uma ponte em concreto armado que necessita de proteção aos pedestres. Quando os idealizadores do Projeto Boa Praça assumiram a missão de revitalizar a praça, a árvore central estava sufocada por uma estrutura de concreto armado, o espaço estava muito sujo, e carente de novas árvores. A ideia é recompor o gramado, e investir em brinquedos para as crianças.

Participaram do evento. Além dos pequenos… As professoras: Jamila Sandra dos Santos; Mariane Cardoso; Sheila Sagás da Silva; Clenir Evalda José; Amanda Costa Faria; Gicélia Alves, na qualidade de coordenadora; e Michelle Silva, diretora. Também presentes: Cristina e Cristiane de Barros Toschi; William Wollinger Brenuvida (moradore e jornalista do comitê); Aline Tomazi (bióloga do comitê), e as estagiárias do comitê: Andressa Santos; e Camila Gomes.