Rio Tijucas

13 de junho: dia de Tijucas Destaque

12/06/2016
Criar uma identidade com o rio que lhe empresta parte significativa do nome, é para você Tijucas, um desafio que se traduz no verbo: sensibilizar. Sensibilizar uma população mestiça, do encontro do nativo indígena, do imigrante africano, e europeu - em diversas épocas. População que vê uma terra crescer, mas que exige um desenvolvimento sustentável, e um olhar cuidadoso para que não percamos o melhor de nossa gente: a tradição de povo hospitaleiro e trabalhador. Parabéns Tijucas por 156 anos de emancipação político-administrativa.

Tijucas é conhecida por ser a "capital do Vale". O nome Tijucas tem origem no tupiguarani, que significa "barro preto", ou "terra de lama". Esse nome impôs aos primeiros colonizadores e povoadores um gigantesco engenho para aprender com rio, e com o regime das marés: Tijucas é banhada pelo Oceano Atlântico. O bairro da Praça, o mais antigo da cidade, onde está a cruz de São Sebastião, padroeiro da cidade, foi pensado para abrigar a possível capital do Estado de Santa Catarina. O projeto não vingou, mas Tijucas viu florescer, nas décadas de 30 e 40, indústrias e comércio que colocaram Tijucas como um dos municípios que mais arrecadavam impostos federais naquele período. Atualmente, Tijucas busca novamente vocação náutica, com respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade, e apostando no empreendedorismo típico de quem construiu essa terra.

O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas, tem orgulho de, permanentemente, lutar pelo progresso e desenvolvimento sustentável de Tijucas e região, primando pelo diálogo, e pelo amor ao nosso Rio Tijucas. Rio que dá vida à diversos municípios do Vale. Parabéns Tijucas!