Rio Tijucas

CAPACITAR E SENSIBILIZAR: Ações em Rancho Queimado/SC Destaque

08/06/2016

Para sensibilizar a população da Bacia Hidrográfica é preciso estar inserido no corpo social de nossa bacia, e a comunidade escolar é um lugar importante para conversar sobre meio ambiente e a preservação dos recursos hídricos.

A equipe técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica de Tijucas esteve presente a dois eventos, no Município de Rancho Queimado, nesta terça-feira, 7/6: reunião com representantes do Executivo e Legislativo na parte da manhã; e o curso de capacitação para professores da rede pública municipal. Na pauta: a importância da água; o ciclo hidrológico; a distribuição das águas no planeta e no Brasil; os usos múltiplos e problemáticas relacionadas à água; a gestão das águas no Brasil; e a Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

A carga horária do curso, realizado no Centro Educação Menino Jesus (CEM), foi de 4 horas/aula foi ministrada por Aline Luiz Tomasi, bióloga; Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura; e William Wollinger Brenuvida, jornalista – técnicos do Comitê Rio Tijucas.

A visita ao Município de Rancho Queimado foi muito importante porque foi possível identificar possíveis áreas para o Pacto pela restauração da Mata Ciliar, o exemplo é dos senhores Rui Sachtleben, e Marli Padilha, que cederão área para a recuperação e diagnóstico realizado pelo Comitê Rio Tijucas. Em reunião com os senhores Leornado Willi Lemann (Defesa Civil), Israel Moreira (engenheiro agrônomo), e Aldo Lins Kumm (vereador), o compromisso municipal em buscar áreas e parceiros ao Pacto da Mata Ciliar.

Agradecimentos especiais: a Flávia Käufer, as professoras presentes, a equipe de organização da escola; ao Executivo e Legislativo de Rancho Queimado.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC)