Rio Tijucas

PACTO DA MATA CILIAR EM NOVA TRENTO/SC Destaque

18/05/2016

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas esteve reunido, nesta terça-feira, 17/5, com o prefeito Gian Voltolini e a assessoria da Prefeitura de Nova Trento para debater a implantação do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar. O Pacto pela Restauração da Mata Ciliar que já contempla 53 propriedades cadastradas, em 14 Municípios da Bacia, pode ganhar mais 37 propriedades, neste mês de maio, no bairro do Trinta Réis, em Nova Trento.

O Pacto da Mata Ciliar é uma iniciativa do Comitê Rio Tijucas a partir do Seminário sobre Mata Ciliar, realizado em 2011, quando se definiu a ousada meta de recuperação de 50 hectares. Em 15 anos, o Comitê Rio Tijucas distribuiu mais de 6 mil mudas, fazendo um permanente acompanhamento e diagnóstico das áreas em recuperação. O Pacto da Mata Ciliar deve receber mais iniciativas de proprietários ainda nesse primeiro semestre de 2016.

Em Nova Trento, a perspectiva é envolver 80 proprietários de áreas de Mata Ciliar, no bairro do Trinta Réis. A restauração das áreas acontece por meio de parceria com a empresa Eletrosul, e a Prefeitura Municipal de Nova Trento, e deve beneficiar dezenas de moradores que vivem ao longo do Rio Braço para além do bairro do Trinta Réis. Toda região é passível de cheias. Para Adalto Gomes, presidente do Comitê Rio Tijucas, o Pacto da Mata Ciliar é um importante instrumento para a população da bacia. Parcerias são sempre bem-vindas.

Uma nova reunião com a participação da Associação de Meio Ambiente de Nova Trento (Apremant) está marcada para o dia 31 de maio.

(*) William Wollinger Brenuvida, jornalista - 5177/SC.