Rio Tijucas

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL TEM APROVAÇÃO DA CÂMARA TÉCNICA Destaque

15/04/2016

A Câmara Técnica Consultiva do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas realizou, na terça-feira, 5 de abril, a décima terceira reunião, na sede do Comitê Rio Tijucas, para debater a aprovação da certificação ambiental, uma espécie de selo de boas maneiras, boas práticas, ou mesmo reconhecimento por ações em prol ao meio ambiente fornecida pelo Comitê Rio Tijucas às entidades públicas e privadas.

De acordo com a presidente da Câmara Técnica, a bióloga Letícia Frozz Teive, que também faz parte da Fundação de Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB), a aprovação da certificação ambiental, com uma lista de critérios pormenorizados, somente é válida porque o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, em 15 anos de trabalhos, atua com credibilidade de modo exemplar em 14 municípios, cuidando da água da população da Bacia Hidrográfica (BHRT).

Exemplo que faz a diferença

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas recebeu, em 2015, a certificação de Tecnologias Sociais, do Banco do Brasil; e no começo do ano de 2016, foi indicado pela FAO, órgão das Organização das Nações Unidas (ONU), para a plataforma internacional de Boas Práticas da ONU, pelo trabalho desenvolvido no chamado Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O Comitê Rio Tijucas responde por ações que vão desde plantios e limpeza de áreas de preservação permanente (APP), palestras e campanhas de sensibilização ambiental, e mediações de conflitos no uso água, além de estudos sobre a qualidade dos rios que compõem a BHRT.
A análise da decisão da câmara técnica sobre a certificação ambiental é pauta da 66ª reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, que tem data marcada para o dia 19 de abril de 2016, às 14:30, na sede do Comitê Rio Tijucas.

Mais informações: (48) 3263 6563 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. http://comitetijucas.blogspot.com.br/

(*) William Wollinger Brenuvida, jornalista 5177/SC