Rio Tijucas

PACTO PELA RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR GANHA APOIO DE PREFEITURA E COMUNIDADE Destaque

06/08/2015

Parceria entre Comitê de bacia hidrográfica e municipalidade permite avançar em cadastro para recuperação de áreas degradadas em margens de rios. A meta é que se recupere 50 km² até o ano de 2016 em 13 municípios.

(*)William Wollinger Brenuvida

Em reunião realizada na última sexta-feira, 31.07, com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo, a Famap, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas conheceu mais sobre o Programa Municipal de Conservação e Recuperação de Matas Ciliares do Município de Porto Belo/SC.

O encontro que teve a participação dos presidentes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (Adalto Gomes); Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo (Nelso Ricardo dos Passos); e Grupo de Escoteiros do Mar Nova Ericeira (Sargento Silvino); ainda contou com a presença da diretora de Licenciamento ambiental e controle de poluição da Famap, Roberta Ribas Ruthner; e com Aline Luiza Tomazi, bióloga e mestre em ecologia, técnica do Comitê do Rio Tijucas.

Apoio da prefeitura e parcerias

A prefeitura municipal de Porto Belo, em decreto recentemente assinado, instituiu o Programa municipal de conservação e recuperação de matas ciliares. O decreto ratifica um trabalho que vem sendo desenvolvido com a comunidade pela Famap, e em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, e o Grupo de Escoteiros do Mar Nova Ericeira, de Porto Belo.

Sargento Silvino, presidente do Grupo de Escoteiros, enfatiza que a participação de crianças e jovens no programa de educação ambiental é importante para as futuras ações do programa. Já o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, Adalto Gomes, menciona que o programa reforça a parceria com a Famap no sentido de avançar com o Cadastro da Mata Ciliar, que atualmente ocorre em praticamente todos os municípios onde o comitê está representado. “Em 2011, foi uma estipulada uma meta de 50 km² de recuperação de mata ciliar nos municípios que compreendem a Bacia do Rio Tijucas. Essa meta era para cinco anos. É preciso, porém, trabalhar com parcerias e ter perseverança. Com apoio da comunidade, prefeituras e empresas alcançaremos o objetivo. A água é para todos”, afirma Adalto Gomes.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas atua em 13 municípios catarinenses. São realizadas atividades socioambientais e educativas para preservação e uso racional dos recursos hídricos. Atuando desde 2001, o comitê já foi responsável por mediar conflitos e aproximar a comunidade para a importância do uso da água.

Próximos passos:

• Uma reunião/encontro com a comunidade vai ocorrer em breve para divulgar o programa;
  • O convite para o cadastro para recuperação de áreas degradadas vai ocorrer durante a reunião/encontro.

Mais informações: Prefeitura Municipal e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo (Famap). Decreto Nº 1.354, de 15 de julho de 2015.

(*) William Wollinger Brenuvida é jornalista (5177/SC) e escritor.