Rio Tijucas

Dia do Rio Tijucas é marcado pela sensibilização para a preservação da água Destaque

30/06/2015

Palestras, homenagens e apresentação de Projeto para o Rio Tijucas fizeram parte da programação

O dia 29 de Junho de 2015 foi marcado pelas comemorações referentes ao Dia do Rio Tijucas (Lei Municipal 1957/2005) e Dia do Pescador no município de Tijucas, sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT).

Na Biblioteca Municipal, o CBHRT realizou palestras nos turnos matutino e vespertino com alunos da Rede Municipal de Ensino, sensibilizando quanto a temas relacionados à gestão e preservação das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

No final da tarde, a Administração Municipal organizou uma verdadeira festa em homenagem ao Rio Tijucas, na Rampa Municipal de Acesso ao Rio no Centro, com apresentações culturais e gastronomia junina.

No turno da noite, três momentos importantes: a apresentação das fotografias vencedoras da 2ª Maratona Fotográfica; a premiação do 5º Concurso de Redação promovido pelo CBHRT; e por fim, a apresentação pública do Projeto “Captação e adução de água bruta do Rio Tijucas para abastecimento público de Porto Belo e Bombinhas”, apresentado pela CASAN – Companhia Catarinense de Água e Saneamento. Autoridades ligadas às Prefeituras, Câmaras Municipais de Vereadores e Concessionárias de Abastecimento Público da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda, assim como da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e população em geral prestigiaram o evento e debateram a possibilidade de uso futuro da água do Rio Tijucas para o abastecimento dos municípios litorâneos.

Para Adalto Gomes, Presidente do CBHRT, “o encontro foi um importante momento de discussão e encaminhamentos e mostrou a importância da gestão participativa dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, onde principalmente Tijucas, Porto Belo, Bombinhas, Itapema e Canelinha vão ter que unir esforços para solução da demanda hídrica da região da Costa Esmeralda”.