Rio Tijucas

“Café com a imprensa” aproxima o ramo da comunicação aos objetivos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Destaque

17/03/2015

Veículos da região tem a oportunidade de conhecer melhor o Comitê e se capacitar sobre o meio ambiente

Boas causas e boas ações sempre merecem estar na mídia, e atualmente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT) conta com o apoio massivo da imprensa a favor das suas atitudes em prol da conscientização e preservação do meio ambiente, em especial a água.

Valorizando esta importante classe, o comitê realiza no próximo dia 30 de março, às 14h, um encontro com os veículos de comunicação em geral que abrangem a região da Bacia Hidrográfica. Rádios, jornais, revistas, sites e afins são convidados a passar uma tarde na UNIVALI de Tijucas, em um bate papo sobre a importância da imprensa para as questões do meio ambiente e vice-versa, apresentado pela jornalista Lourdes Sedlacek, de Blumenau, com experiência em questões ambientais, que vem especialmente para este encontro.

SOBRE A APRESENTADORA:

Lourdes é jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 1985. Trabalhou em veículos como Jornal de Santa Catarina, Diário Catarinense e no extinto Diário Indústria e Comércio. Possui grande experiência com  assessoria de imprensa, onde começou em 1997 na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau, atendendo especialmente a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Faema). Em 2005 atuou no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (Comitê Itajaí), fazendo parte da equipe do Projeto Piava, patrocinado pela Petrobras. Seu maior aprendizado em relação à questão ambiental se deu na época do Projeto Piava, que se estendeu até 2010. Na primeira fase do Projeto, entre 2005 e 2007, escreveu o livro "Movimento das Águas", relatando a construção de uma política de proteção da água no Vale do Itajaí. O livro foi escrito em parceria com o jornalista Guarim Liberato e com a orientação e supervisão da Dra. Beate Frank, coordenadora geral do Projeto Piava. Já na segunda fase, passou a coordenar o setor de comunicação do projeto, tendo participado da elaboração de campanhas publicitárias, produção de informativos e de materiais didáticos. Também desenvolveu, em parceria com o jornalista Eumar da Silva, o manual de comunicação da Fundação Agência de Água do Vale do Itajaí, e a oficina "A Comunicação Participativa no Comitê do Itajaí", apresentada no Fórum Nacional de Comitês de Bacia, no Rio,em 2008. Ainda presta serviços de assessoria de imprensa e redige o Jornal do Comitê do Itajaí.

Após este bate papo, verdadeira capacitação gratuita aos comunicadores, onde os mesmos podem fazer questionamentos e tirar todas as suas dúvidas, o presidente do CBHRT Adalto Gomes, fala sucintamente sobre os projetos específicos do Comitê, inteirando ainda mais a imprensa sobre os objetivos da entidade.

“O Comitê possui hoje uma relação muito boa com a imprensa, e queremos ofertar esta capacitação em nossa área, em forma de retribuição por tudo o que fazem por nós, e pelo meio ambiente. E assim, quem hoje ainda não conhece alguns projetos do Comitê, nossas metas e realizações, vai poder tirar todas as dúvidas e se engajar conosco. É nossa forma de contribuir para o crescimento desta área tão importante” – ressalta o presidente Adalto.

Após a fala de Adalto, vai ser aberto o espaço para um café da tarde delicioso, e também entrevista com o presidente da entidade, onde os presentes poderão rever colegas de profissão, fazer contato com outros veículos ainda desconhecidos e também se inteirar de toda e qualquer situação do Comitê da Bacia do Rio Tijucas.

Para mais informações sobre o café com a Imprensa do CBHRT, entre em contato: 48 3263 6563 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.