Rio Tijucas

Comitê da Bacia Hidrografica do Rio Tijucas acompanha vistoria sobre abastecimento de água em Porto Belo, Bombinhas e Itapema Destaque

15/12/2014

As cidades de Porto Belo, Bombinhas e Itapema vivem um conflito antigo, que com a chegada do verão apenas se agrava: a captação de água para abastecimento. Por serem cidades altamente turísticas, mas que necessitam suprir a demanda da população durante todo o ano, soluções precisaram ser tomadas para que nenhum município fique no prejuízo.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e a Companhia Nacional de Saneamento (CONASA)/ Cia. Águas de Itapema, responsáveis pelo abastecimento nestes locais, vivem um conflito de tempos, mais precisamente sobre as fontes de captação de água bruta por parte de cada companhia, oriundas do Rio Perequê.

Passando-se tempo após a última discussão do assunto, a disputa pela vazão de água necessária para atendimento da temporada de verão continua, por esta razão, na manhã de quarta feira (10/12) o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT), mediador do conflito, em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) fez uma vistoria nas fontes de captação de ambas as companhias para avaliar o andamento da real situação e o cumprimento das condicionantes das Portarias de Outorga.

A visita aconteceu em Itapema, onde ficam as lagoas de acumulação de água bruta das duas companhias. A primeira a ser vistoriada foi a da CONASA/Cia. Águas de Itapema. Sempre acompanhados pelo devido representante, constatou-se a melhoria no local, com a ampliação da lagoa de acumulação de água bruta e o início das obras de uma estrutura adequada para captação de água do rio. O monitoramento das vazões ainda será implantado, mecanismo este, que de forma justa informará sobre a quantidade de água captada e também sobre a quantidade destinada à vazão ecológica (que deve permanecer na natureza). As obras estão previstas para serem entregues na próxima semana.

Já na CASAN, esta responsável por duas cidades com intenso fluxo de pessoas, principalmente na temporada de verão: Porto Belo e Bombinhas, suas lagoas antigas e a nova lagoa construída estão abaixo do nível ideal para a alta temporada, a menos que um volume considerável de chuvas atinja a região. No geral, há falta de manutenção das lagoas de acumulação de água bruta.

Também quanto às captações, há próximo diversos arrozais. Foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta entre os rizicultores e a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), que regulamentou o não uso da água pelos rizicultores na alta temporada de verão. No entanto, parece que mesmo com estas ações, o problema está longe de acabar.

Foi agendada para a próxima semana, no dia 16, uma nova vistoria, às áreas de captação de água das companhias, já que segundo os responsáveis, nos próximos dias as obras em andamento devem ser concluídas e entrar em funcionamento. Os prefeitos e vereadores das cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas serão convocados pela SDS em conjunto com o CBRH para acompanharem esta próxima vistoria.