Rio Tijucas

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas participam de Encontro Nacional Destaque

10/12/2014

Em 2014, o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB, apresentou sua 16ª edição.  O evento foi realizado no período de 23 a 28 de novembro, no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió – AL. Neste ano, o ENCOB apresentou como tema central “O Comitê de Bacia Hidrográfica como Articulador Político das Águas”.

O encontro possibilitou com que os Comitês de Bacias Hidrográficas identificassem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos

Ainda foi debatida  a interface e integração das políticas federal e estaduais compartilhadamente com os municípios, apontando as ações necessárias para a implementação de programas e serviços que tragam a recuperação e conservação das águas.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas(CBHRT), se fez presente no encontro com uma delegação de 7 pessoas, e representou o Fórum Catarinense de Comitês  de Bacias Hidrográficas . Na oportunidade foi apresentada uma moção do fórum estadual solicitando à Agência Nacional de Águas – ANA melhorias do monitoramento das águas em Santa Catarina. O ENCOB de 2015 deve ser realizado em Goiás.