Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Encaminhamentos para instalação de Estações Hidrometeorológicas em Tubarão

22/08/2012
O comitê representado pelo Núcleo de Apoio Técnico, juntamente com CIRAM e Defesa Civil Municipal fizeram inspeções nos dois locais a serem instalados sensores de nivel e pluviômetro na cidade de Tubarão, farão parte da rede de estações automáticas da ANA.

O Comitê orientou as tratativas que propiciaram o encontro das 3 entidades, CIRAM/EPAGRI, Defesa Civil Municipal e Comitê, primeiramente na 3ª CIA de Infantaria do Exército e depois na propriedade rural em Rio do Pouso para encaminhamento da instalação do abrigo meteorológico. Ao Exército foi encaminhado um documento em nome do CIRAM solicitando a liberação de área no pátio interno, assim como discutido tecnicamente como será feita a ligação do sensor nas margens do Rio. Em Rio do Pouso também foi conversado sobre a localização ideal dos equipamentos, assim como conversado com proprietário. A continuidade do trabalho esta por conta da Defesa Civil Municipal que deverá construir os 2 abrigos dentro de 30 dias, para posterior instalações dos equipamentos.
Além das duas estações da cidade de Tubarão propomos a alteração do Projeto do CIRAM, mostramos tecnicamente que a estação de Rio Pequeno-Grão Pará é mais importante do que a de Armazém, assim como discutimos a instalação do maregráfo e de uma medição de nível do Rio Tubarão com Radar. Estes dois últimos assuntos continuarão a serem conversados para instalação em etapa posterior do Projeto.