Rio Tubarão e Complexo Lagunar

O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) representando o Comitê Tubarão esteve reunido com Prefeitura de Tubarão e CIRAM para definição da instalação de duas Estações de Monitoramento Hidrometeorológicas

14/08/2012
Representantes do NAT juntamente com técnico do CIRAM, Sr. Nelso Figueiró, estiveram reunidos na Prefeitura de Tubarão para saberem se a municipalidade irá bancar os custos da preparação dos locais para instalação de duas estações de monitoramento de Chuva e Nível do Rio.
A reunião ocorrida no Salão de Atos da Prefeitura contou com a presença dos Secretarios de Defesa Civil e de Desenvolvimento Econômico, um grupo representando o NAT e o Sr. Nelso Figueiró do CIRAM/EPAGRI. O encontro foi para saber se a Prefeitura estaria dando continuidade ao compromisso de colaborar no Projeto de instalação de um Rede de Monitoramento Hidrometeorológica na Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, e o Sr. Sérgio de Bona Portão, Secretário de Defesa Civil em nome do Prefeito assegurou os investimentos necessários para instalação de 2 estações, uma em Rio do Pouso e outra em frente da 3ª CIA de Infantaria do Exército Brasileiro. Destaca-se que os equipamentos são doações da Agência Nacional de Águas (ANA), através de convênios com o CIRAM, e os dados gerados pelas estações fluviométricas e pluviométricas serão disponilizados pela internet com atualizações a cada 15 minutos. Além destas duas a serem instaladas em Tubarão, outras 2 serão instaladas brevemente em Orleans e Braço do Norte, que juntamente com a de São Martinho, farão parte da Rede da ANA, mas o projeto prevê a instalação de mais estações que permitirão um monitoramento abrangente de boa parte da Bacia.