Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Prefeitos conhecem detalhes de contaminação ambiental. Destaque

12/12/2014

Uma apresentação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e da Polícia Militar Ambiental deixou os prefeitos mais informados sobre o vazamento de finos de carvão em Lauro Müller, ocorrido no último dia 25 de novembro, e que causou preocupação e repercussão regionais devido à gravidade do problema. As informações sobre o acidente ambiental foram apresentadas pelo secretário executivo do Comitê, Francisco Beltrame, e pelo subtenente da Polícia Ambiental, Agnaldo Pereira e este foi um dos assuntos da extensa pauta da assembleia dos prefeitos da AMUREL, realizada no dia 10/12. Agnaldo falou sobre os aspectos ligados à fiscalização, licenciamento e autuação, que são de responsabilidade da Polícia Ambiental e, em alguns casos, da Fatma, que também foi convidada a estar presente. Já o secretário executivo do Comitê descreveu cronologicamente todo o histórico do vazamento desde o dia em que ocorreu até o momento, com ilustrações de fotos e dados técnicos sobre os danos causados ao meio ambiente, tanto os já conhecidos quanto aos que ainda podem vir a ser constatados.

Bacia hidrográfica

Francisco Beltrame aproveitou a ocasião para detalhar aos prefeitos os dados sobre estudos da contaminação de toda a bacia hidrográfica e do complexo lagunar, compostos por 22 municípios, 18 deles associados da AMUREL, verificada nas últimas décadas independentemente do vazamento de agora. Os prefeitos – e técnicos municipais ligados ao meio ambiente – ficaram impressionados com o grau de contaminação de rios e mananciais que compõem a bacia, especialmente pelos índices de contaminação por metais pesados, pesticidas e coliformes fecais, muito acima do máximo permitido para que a água seja considerada adequada para o tratamento e consumo humano e animal. O assunto ficou de ser retomado em outras ocasiões devido à complexidade e gravidade da questão.

FONTE: Álvaro Dalmagro - Assessor de Comunicação da AMUREL