Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Comitê da Bacia discute vazamento de finos de carvão

08/12/2014

Integrantes do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar se reuniram na última semana para tratar do vazamento de finos de carvão de uma das bacias de rejeitos da Carbonífera Catarinense, em Lauro Müller, no fim de novembro, o que ocasionou contaminação das águas do Rio Rocinha, naquele município, e, por ser um dos rios formadores do Rio Tubarão, posteriormente contaminando também o principal rio da região. A reunião extraordinária do NAT teve a finalidade de apontar quais pontos e quais parâmetros serão monitorados a partir de agora. Boa parte do período da reunião foi dedicada à exposição e relato do problema e também da impressão que um grupo de pessoas do Comitê, algumas também integrantes do NAT teve sobre a visita feita à empresa carbonífera na semana passada.

Um dos resultados daquela reunião foi ou aumento da área de monitoramento ambiental no Rio Tubarão, já que a empresa vinha monitorando o rio apenas até a localidade de Pindotiba, em Orleans. Foi solicitada a inclusão de outros parâmetros a ser analisados (pois a empresa vinha realizando apenas alguns parâmetros) e quem indicaria esses novos pontos de amostragem e novos parâmetros seria a equipe do comitê, com apoio de outras entidades. A ideia inicial é de seguir os mesmos pontos de coleta de água do Grupo Técnico de Assessoramento (GTA), em cumprimento à sentença 2000.72.04.002543-9/SC, porém foi exposto na reunião que alguns desses pontos sofrem constante influência da maré e isto afetaria a precisão do resultado das análises amostradas.

Ao final da reunião, decidiu-se por manter a coleta nos mesmos locais já efetuados pelo GTA, adicionando a foz do Rio Tubarão, no Complexo Lagunar, outro ponto na mesma área de coleta de água bruta realizada pela empresa de saneamento em Tubarão, além desses locais, o NAT solicita que se realize também a coleta em um ponto no interior da lagoa de Santo Antônio, em Laguna, a critério da própria empresa.

Além destes temas foram tratados outros assuntos, como a reativação da câmara técnica do carvão, uma das câmaras técnicas do Comitê, que não vinha mantendo atividades regulares em função do afastamento do coordenador da referida câmara técnica, que passou a residir em outra região.

A reunião do NAT aconteceu em ato subsequente à assembleia ordinária do Comitê realizada na mesma noite e que também tratou do projeto de Operacionalização e Fortalecimento do Comitê e da escolha de novo representante de Entidade-Membro do Comitê (Setor: Usuários da Água).

Participaram da reunião os membros do NAT Francisco de Assis Beltrame, Guilherme Junkes Herdt, André Leandro Richter, Vanessa Villela de Souza, Maicon dos Reis Soares e Edson Correa. Acompanharam e participaram da reunião: Marcio Zanuz, Jucélia Coelho, Benony Schmitz, Roberto Vieira, Andersom Martins Cardoso, Woimer José Back, Sara Souza, Thamara Tasca Silva, Micheli Marcirio, Rodrigo R. da Silva e Rodrigo Ávila Mendonça, este último, do corpo técnico da Carbonífera Catarinense.