Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Orleans está próximo dos 100% em coleta e tratamento de esgoto

03/09/2014
Município está entre os 22 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, e um dos poucos com coleta e tratamento de esgoto
Em breve, o município de Orleans deve conquistar mais um título importante, onde o grande vencedor do prêmio será a população. Isso porque, a cidade está próxima de atingir a universalização na cobertura com esgotamento sanitário no perímetro urbano da cidade e se tornar uma das primeiras cidades do Brasil a atingir este índice.

Um projeto elaborado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE de Orleans recebeu aprovação em maio deste ano quando o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes esteve em Brasília, e assinou o Termo de Compromisso que garantiu os recursos do Governo Federal por meio da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA no valor de R$ 3,9 milhões. Depois de todo o processo burocrático, agora com a atualização das planilhas orçamentárias com a tabela SINAPI o município aguarda apenas a liberação da primeira parcela dos recursos para realização da licitação para início das obras.

De acordo com o diretor do SAMAE de Orleans, Antonio Willemann, serão beneficiados com a execução das obras, os bairros Coloninha, Corridas, parte do Samuel Sandrini, dentre outros pequenos trechos onde ainda não existe rede coletora de esgoto sanitário. “Também teremos 21 quilômetros de rede coletora onde serão construídas nove estações de bombeamento para fazer o esgoto chegar até a estação de tratamento localizada no Bairro Conde D’Eu”, explica Willemann.

O diretor ressalta ainda que além da cobertura atingida, Orleans possui outra marca importante na área do Saneamento Básico. São as obras de rede coletora de esgoto e de água em loteamentos. “Aproximadamente mil lotes já possuem água e esgoto a disposição, mesmo sem residências instaladas. Isto é a melhor situação para o saneamento básico de uma cidade. Não conhecemos outra cidade do Brasil nesta situação de estar com saneamento básico implantado antes da construção das casas” conclui o administrador do SAMAE.