Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê da Bacia do Rio Tijucas é tema de reunião do Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas

19/12/2013
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas esteve na pauta da reunião final de 2013 do Sindicato das Indústrias de Olaria e Cerâmica para a Construção do Vale do Rio Tijucas (SINCERVALE). A reunião aconteceu nesta última quarta-feira (18/12) no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Canelinha e contou com a participação de vários ceramistas da região do Vale do Rio Tijucas filiados ao Sindicato.
Na ocasião, o presidente do Comitê da Bacia do Rio Tijucas, Adalto Gomes, teve a oportunidade de relatar as atribuições do Comitê conferidas pela legislação nacional e estadual de recursos hídricos. Adalto também apresentou o Cadastro de Recuperação da Mata Ciliar promovido pelo Comitê como uma das ações estratégicas do “Pacto pela Restauração da Mata Ciliar”. “Queremos saber quem tem interesse em disponibilizar uma parte de sua propriedade às margens de rios, cursos d´água, cachoeiras ou nascentes para recuperação, independente do seu tamanho, e para isso, contamos também com o apoio dos ceramistas” afirmou o presidente do Comitê.
O SINCERVALE possui assento no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas como representante dos usuários de água. A indústria cerâmica historicamente constitui um expressivo segmento da economia do Médio e Baixo Vale do Rio Tijucas e paralelamente, pela necessidade de matéria prima, esteve atrelada às alterações dos cenários ambientais dessa região. “Nossas gerações passadas interferiram na qualidade ambiental de nossa Bacia e por isso faço questão de participar do Comitê, porque quero ajudar a deixar um futuro melhor para os meus filhos e meus netos”, ressaltou o presidente do SINCERVALE, Aloir Dias.
Maiores informações sobre o Cadastro de Recuperação da Mata Ciliar podem ser obtidas no site www.aguas.sc.gov.br/comite-tijucas ou tel. (48) 3263-6563.