Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Ação de Recolhimento de Resíduos mobilizou entidades Destaque

29/04/2024

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi marcado em Concórdia por mais uma ação de recolhimento de resíduos, promovida pela Administração Municipal, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e entidades parceiras, dentre elas o Comitê Jacutinga. A ação conjunta resultou na coleta de 4,5 toneladas de eletroeletrônicos; 5.618 lâmpadas; 180 quilos de pilhas e baterias e 345 pneus. Além disso, mais de 200 mudas de árvores nativas foram distribuídas no evento.

A diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Gestão Municipal Urbana, Andressa Zanella, destaca a importância da ação conjunta. “A logística reversa na preservação dos recursos hídricos foi amplamente abordada na ação de recebimento de materiais no Dia Mundial da Água, realizada pela Prefeitura Municipal de Concórdia, através da Diretoria de Meio Ambiente. A campanha tem boa visibilidade e as parcerias para a realização contribuem ainda mais. Na ação do dia 22/03, tivemos a parceria do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA, Consórcio Lambari, Celesc, Consórcio Itá e Comitê do Jacutinga que incluiu a programação da semana da água. A ampliação de parcerias e divulgação estão diretamente ligadas a mobilização da sociedade, que tem se mostrado preocupada com a destinação correta dos resíduos”, assinala.

Andressa enaltece o caráter voluntário da ação.  “A ação foi um sucesso e ganha cada vez mais participantes. As pessoas que não conseguiram levar seus materiais no dia 22/03, procuraram a Prefeitura para obter informações sobre como realizar o descarte correto. O voluntariado soma forças para aproximar a população sobre a conscientização ambiental, além de simultaneamente promover o desenvolvimento social. Fato este que constatamos nas ações que são realizadas, e também pela notória presença das entidades.

Os resultados mostram a importância dos movimentos conjuntos entre as entidades, que têm como foco a preservação dos recursos naturais. Mais uma vez, a ação voluntária dos membros dessas entidades foi decisiva para o recolhimento de resíduos atingisse os objetivos traçados. O Dia Mundial da Água foi um momento emblemático para a realização de ações em defesa dos recursos hídricos. Porém, as atividades desenvolvidas pelas entidades são contínuas. O Comitê Jacutinga participou de diversos eventos em toda a região, todos eles com enfoque nos cuidados com água. Além de dar ênfase à preservação dos recursos hídricos, as ações tiveram um importante viés educativo, disseminando nas comunidades exemplos de boas práticas e atitudes sustentáveis, envolvendo diversos entes da sociedade.