Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Planejamento Estratégico: Concluída a terceira etapa Destaque

24/04/2024

Foi realizada no dia 18 de abril a reunião da terceira etapa do processo de elaboração do Planejamento Estratégico do Comitê Jacutinga, como um dos itens de pauta da reunião da Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos. O foco deste encontro foi a construção da Visão Estratégica. O Planejamento Estratégico é um processo de reflexão de longo prazo e constrói, de forma participativa, as metas e estratégias para contribuir com as atribuições legais do Comitê em prol da gestão da água no território.

O presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, faz uma avaliação positiva dos encontros realizados até aqui. “A elaboração está caminhando dentro do esperado. Tivemos nos últimos encontros uma participação bem significativa das entidades membro do Comitê. Outro ponto é a Entidade Executiva – UnC, dando um apoio importante nesse processo, sem esse apoio técnico ficaria mais difícil de executarmos esse trabalho”, assinala.

Giron destaca a importância do Planejamento Estratégico para nortear as ações futuras do Comitê. “Para um Comitê de Bacia é de fundamental importância elaborar seu planejamento, proporciona um momento de debates e discussões democráticas, dando uma direção nas ações do Comitê. Quando existe um planejamento, o comitê consegue enxergar suas ações e para onde quer chegar”, sublinha.

O presidente do Comitê Jacutinga explica como foi o processo de constituição da missão e visão. “Quanto ao processo de elaboração da missão e visão, avalio positivamente, foram dois momentos importantes na história do Comitê Jacutinga, é a primeira vez que criamos a missão e visão do Comitê. Acredito que conseguimos elaborar tanto a missão quanto a visão com as características do Comitê Jacutinga, isso traduz a nossa identidade”, avalia. Foi definido como Missão: “Promover a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos, no território de abrangência do Comitê Jacutinga, em benefício da sociedade e do meio ambiente” e como Visão Estratégica: “Ser reconhecido pelo apoio à gestão dos recursos hídricos e na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da bacia do Comitê Jacutinga (2024 - 2029)”.

Janiel Giron, acentua a relevância da próxima reunião. “O próximo encontro de fato será o momento onde se debruçaremos sobre como vamos atingir nossa missão e para onde queremos chegar com o comitê no futuro. A definição dos objetivos vai proporcionar para o comitê e a sociedade de seu território, a clareza para onde e o que o Comitê Jacutinga pretende atingir. Por isso, mais uma vez, em nome do Comitê Jacutinga, estamos pedindo o apoio para que todas as entidades membro possam participar das próximas etapas do planejamento”, observa.

O Engenheiro Rafael Leão, técnico da Entidade Executiva Universidade do Contestado e moderador do planejamento estratégico, traça um panorama das atividades que já foram desenvolvidas no processo. "Os encontros estão sendo realizados de forma democrática e participativa, com ampla divulgação e participação entre os representantes das organizações-membro do Comitê Jacutinga. A metodologia que escolhemos e adaptamos para o desenvolvimento do planejamento estratégico, até aqui tem se mostrado bastante efetiva, possibilitando a interação e construção dos resultados, tanto nos encontros presenciais quanto virtual. O próximo e último encontro, que será realizado presencialmente, trabalharemos os objetivos estratégicos e o plano estratégico de ação".

O trabalho de elaboração do Planejamento Estratégico assinala um período singular na trajetória do comitê. A ferramenta, que está em fase de construção, é imprescindível para sedimentar os pilares que sustentam o Comitê em todas as suas esferas. A moderação deste processo está sendo conduzida pela Entidade Executiva Universidade do Contestado.