Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Visão Estratégica do Comitê Jacutinga será construída dia 18 de abril Destaque

11/04/2024

Foi realizada dia 09 de abril a reunião para dar continuidade à elaboração do Planejamento Estratégico do Comitê Jacutinga. O encontro ocorreu na sala Maker, da Universidade do Contestado, em Concórdia/SC, e foi a segunda etapa do planejamento com a construção da missão. A construção da visão estratégica acontecerá no início da reunião da Câmara Técnica, prevista para o dia 18 de abril, a partir das 13h30, em formato virtual.

A primeira Etapa do Planejamento Estratégico aconteceu em 15 de dezembro de 2023. Na ocasião, foram trabalhados dois tópicos, o primeiro foi a revisita aos planejamentos anteriores, conhecendo o que já havia sido planejado em anos anteriores e no segundo momento ocorreu a realização da Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), ou seja, a análise dos fatores positivos e negativos, internos e externos, que afetam o Comitê e seus serviços prestados à sociedade.

A Visão Estratégica (item que será construído na próxima reunião) descreve a posição ou situação que o Comitê pretende alcançar num determinado tempo, refletindo suas aspirações futuras, deixando claro um parâmetro e um prazo para alcançar, sendo importante ser desafiadora, mas ao mesmo tempo realista, indicando também como o Comitê quer ser visto e reconhecido pelos atores com que se relaciona.

O Planejamento Estratégico é mais um passo importante para nortear as ações do Comitê de Bacia Hidrográfica. As discussões estão ocorrendo de forma criteriosa, uma vez que impactarão nas atividades que serão desenvolvidas em curto, médio e longo prazos. Cada etapa é fundamental para dar robustez e solidez ao planejamento.

A equipe do Comitê Jacutinga está engajada neste processo, aprofundando os temas, visualizando oportunidades e traçando metas para aprimorar os trabalhos do Comitê, proporcionando uma resposta ainda mais efetiva à sociedade.

O trabalho de elaboração do Planejamento Estratégico assinala um período singular na trajetória do CBH. A ferramenta, que está em fase de construção, é imprescindível para sedimentar os pilares que sustentam o Comitê em todas as suas esferas. A moderação deste processo está sendo conduzida pela Entidade Executiva Universidade do Contestado.

Neste contexto, a participação dos membros do Comitê Jacutinga tem sido essencial em todos os encontros. Cada etapa do Planejamento está sendo construída de forma conjunta e participativa.