Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Câmara Técnica do Comitê Jacutinga terá reunião dia 18 de abril Destaque

11/04/2024

Será realizada na próxima quinta-feira, 18 de abril, mais uma reunião da Câmara Técnica do Comitê Jacutinga. O encontro será desenvolvido de forma online e terá início às 13h30. Será mais um momento singular para debater os temas que impactam no dia a dia do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH).

A Câmara Técnica tem uma participação expressiva na condução das atividades do Comitê, contribuindo com sugestões e norteando as ações futuras. Os membros da Câmara fortalecem os pilares do CBH, dando sustentação às decisões sobre todas as questões que envolvem o Comitê Jacutinga.

A participação dos membros da Câmara Técnica no encontro do dia 18 de abril é fundamental para o aprofundamento dos temas que serão tratados. Na oportunidade, serão tratados os seguintes assuntos: Planejamento Estratégico: construção da Visão Estratégica; Relatório de Atividades da Programação da Semana da Água 2024; Relato sobre o ERCOB e Primeiras discussões sobre as Assembleias Setoriais Públicas (ASP) do Comitê Jacutinga.

O Planejamento Estratégico é um tema de significativa relevância no âmbito do Comitê. Trata-se de uma ferramenta imprescindível para nortear as próximas ações e projetos a serem desenvolvidos. A Semana da Água é uma temática que evidenciou as ações do CBH nas comunidades durante o mês de março. Diversas atividades foram desencadeadas. O ERCOB foi um momento que proporcionou intensas reflexões sobres os temas hídricos em todo Sul do Brasil. O Comitê Jacutinga esteve presente no evento. Por fim, as tratativas sobre as Assembleias Setoriais Públicas são fundamentais para mobilizar a população acerca da gestão dos recursos hídricos na região.

O Comitê Jacutinga vem desenvolvendo um papel de protagonismo nas discussões dos assuntos relacionados à água. Com uma forte presença nas comunidades, o CBH tem tido uma participação decisiva na gestão e nos trabalhos de educação ambiental, priorizando a preservação dos recursos hídricos em todo o território da bacia.

Desde 2023, o CBH está inserido no projeto “Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas do grupo Oeste/Uruguai”, que tem como entidade executiva a Universidade do Contestado e como agência financiadora a Fundação de Amparo á Pesquisa e Inovação (FAPESC). A inciativa inclui mais quatro comitês: Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, Peixe, Canoas-Pelotas e Chapecó e Irani. As atividades são realizadas de forma conjunta, proporcionando às comunidades um olhar mais amplo e crítico sobre as demandas relacionadas à água.

Link Edital de Convocação: https://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/Comite%20Rio%20Jacutinga/Legislacoes/Comite/editais/2024/CTAIA_Edital_02_18.04.2024.pdf