Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Março repleto de atividades alusivas à água Destaque

29/02/2024

No mês de março, o Comitê Jacutinga, Entidade Executiva Universidade do Contestado e entidades parceiras promoverão diversas atividades alusivas à Semana da Água. Trata-se de uma programação importante no âmbito da entidade, priorizando a preservação dos recursos hídricos e o futuro da água.

No dia 5 de março, o auditório do Centro Educacional, Esportivo e Cultural de Arabutã receberá o seminário “Grünes Land - A Caminho da Sustentabilidade”. Promovido em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento terá início às 19h30.

No dia 6, será realizado pela Epagri o PecJovem - Curso de formação de jovens em Pecuária Sustentável. O momento será ministrado no auditório da Secretaria de Educação de Ipumirim, cidade-sede do curso, com início às 09h00.

No dia 7, às 13h30, será a vez de Xavantina receber o encontro com tema “Mudanças climáticas e eventos extremos no Oeste de Santa Catarina: Prevenção com a agricultura regenerativa.” Também realizado com apoio da Epagri, o evento acontecerá na Casa de Cultura da cidade.

A partir do dia 8, a Escola Núcleo Deolindo Zilio, de Seara, implantará uma nova trilha. A ação é fruto de parceria com o Consórcio Lambari.

Na semana seguinte, dia 11, está previsto o ciclo de palestras com a temática “Preservação do solo e da água em Propriedades Rurais.” A iniciativa será ministrada na EBM Romeu de Sisti, de Concórdia, que fica localizada no Distrito de Planalto as 8:30 horas.

Outro município em destaque na programação será Ipira. Nos períodos matutino e vespertino do dia 12, acontecerá uma ação alusiva ao Dia da Água na Rua Coberta, com apoio da Prefeitura Municipal. No mesmo dia, às 08h00, será ministrada a oficina “Cores da Terra” no referido espaço.

Já em Arvoredo, na tarde de 15 de março, o destaque estará na palestra intitulada “O Papel da Mulher e sua Relação com o Meio Ambiente”. Apoiada pela Epagri, a iniciativa ocorrerá no CRAS do município.

No dia seguinte, a partir das 13h30, a Praia de Itá receberá uma atividade que leva o nome de Educação Ambiental na Prainha, com foco na conscientização do público. Ainda no dia 16 de março, a Universidade do Contestado participará de debate na Rádio Comunitária de Concórdia, onde apresentará o Projeto de Fortalecimento aos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina.

Em 18 de março, a Universidade do Contestado realizará virtualmente uma palestra com o tema “A questão e a gestão das águas em algumas regiões do Planeta: Argentina, Espanha e Portugal”, com previsão de início às 08h00.

No mesmo dia, também pela manhã, a EBM Frei Cipriano Chardon, de Concórdia, receberá o ciclo de palestras “Preservação do solo e da água em Propriedades Rurais”. A instituição de ensino localiza-se em Linha Cachimbo. Ainda em Concórdia, no dia 19, o Colégio CEM será responsável por um Estudo de Mananciais de Abastecimento e pela palestra “As transformações ambientais regionais e as implicações sobre as águas” - as ações começam às 08h00 e se estenderá ao longo do período.

“Dia Mundial da Água: projetos e ações estratégicas da Embrapa Suínos e Aves em recursos hídricos”: com esta abordagem, a Embrapa trará ao público importantes debates no seminário do dia 19, que começa às 10h00, na sede da empresa.

No dia 20, IMA e Parque Fritz Plaumann promovem conjuntamente o projeto de implantação de uma ecobarreira em área do PAEFP, além de conduzirem uma visita para reconhecimento do local.

De 20 a 22 de março, a Prefeitura Municipal de Lindóia do Sul promoverá a atividade de formação educacional e ambiental intitulada “Água, elemento chave para a soberania das populações”, no Núcleo de Educação Otaviano Nicolau, às 08h00.

Em Linha Castro Filho, localidade no interior de Arabutã, acontecerá a Oficina de proteção de fonte caxambu. O momento está previsto para o dia 21 de março, às 08h00.

No dia 22, a Secretaria de Agricultura de Seara lançará o Programa de Saneamento Rural, com ênfase no diagnóstico da potabilidade em sistemas coletivos de abastecimento de água em área rural do município. O evento acontecerá na Secretaria a partir das 09h30.

O Centro Educacional, Esportivo e Cultural de Arabutã voltará a ser palco de atividades alusivas à água também no dia 22. A palestra “Água: Qual a nossa missão?” acontecerá em dois horários: 09h00 e 13h30.

Em Concórdia, uma ação na Rua Coberta levará o título de “Logística Reversa na Preservação dos Recursos Hídricos – O Município de Concórdia apoia essa causa!”, com previsão das 08h00 às 15h00. A iniciativa é da Prefeitura Municipal.

Sempre presentes na divulgação da causa dos recursos hídricos, IMA e Parque Fritz Plaumann terão outro destaque na programação: “Sociedade em ação: Coleta de resíduos sólidos na ilha do PAEFP” será o foco da atividade de campo realizada no referido local, das 08h00 às 12h00.

No dia 25 de março, em mais uma atividade virtual, a Universidade do Contestado abordará relatos de um pesquisador na Antártica, às 19h15.

Dia 26 de março a Universidade do Contestado  promoverá uma palestra virtual no mesmo dia, enfatizando “Diálogos sobre a Gestão das Águas: Recursos Hídricos e desafios do Saneamento Básico”, às 19h00.

Por fim, nos dias 26 e 27 o IFC – Campus Concórdia levará os discentes para a Trilha da Água, no Parque de Exposições do município. Em ambas ocasiões, a atividade começa às 13h30.

Link para acessar a programação: https://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/Comite%20Rio%20Jacutinga/Publicacoes/Semana%20da%20Agua%20-%20Ed%202024/Programacao_Semana_da_Agua_2024.pdf