Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Reunião do Planejamento Estratégico será dia 09 de abril Destaque

29/02/2024

Foi transferida para o dia 09 de abril a reunião para dar continuidade à elaboração do Planejamento Estratégico do Comitê Jacutinga. O encontro terá início às 13h30, na sala Maker, da Universidade do Contestado, em Concórdia/SC, e será a segunda etapa do planejamento, com a construção da missão e visão estratégica, apresentação do histórico do Comitê e realização da prática de imersão ao trabalho realizado através de uma dinâmica lúdica e interativa com os participantes.

A primeira Etapa do Planejamento Estratégico aconteceu em 19 de dezembro de 2023. Na ocasião, foram trabalhados dois tópicos, o primeiro foi a revisita aos planejamentos anteriores, conhecendo o que já havia sido planejado em anos anteriores e no segundo momento ocorreu a realização da Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), ou seja, a análise dos fatores positivos e negativos, internos e externos, que afetam o Comitê e seus serviços prestados à sociedade.

A atividade é realizada pela entidade executiva vinculada a Universidade do Contestado em prol do Comitê Jacutinga e contará com a moderação do Engenheiro Rafael Leão. Conforme Leão comenta que “Construir a identidade do Comitê é bastante desafiador pois demanda participação efetiva, um alto nível de autoconhecimento e um posicionamento claro de como ele quer ser visto, sobretudo sendo um órgão colegiado, de representações diversas organizações, com importante papel consultivo e deliberativo para gestão descentralizada dos recursos hídricos”. Complementa que “além disso, o maior desafio é colocar a identidade construída em prática no funcionamento do Comitê, puxado principalmente por suas instâncias de governança”.

Assim como a Análise FOFA, já construída no encontro anterior, a Missão e Visão a ser construída nesse processo deverá também ser revisitada nos processos decisões e também nos diferentes ciclos de planejamento do Comitê Jacutinga.

O que é missão: Missão: traduz a razão de ser do Comitê, deixando claro seus compromissos, com base em suas atribuições, justificando sua existência, comunicando de forma simples e objetiva o principal motivo para que seus representantes estejam conectados e motivados para fazer cumprir seu papel organizacional.

O que é a Visão Estratégica: descreve a posição ou situação que o Comitê pretende alcançar num determinado tempo, refletindo suas aspirações futuras, deixando claro um parâmetro e um prazo para alcançar, sendo importante ser desafiadora, mas ao mesmo tempo realista, indicando também como o Comitê quer ser visto e reconhecido pelos atores com que se relaciona.

Para participar do encontro, direcionado exclusivamente aos representantes titulares ou suplentes das organizações-membro do Comitê Jacutinga, o interessado deve fazer a inscrição prévia acessando o QRCode da imagem desta matéria.