Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu e Univille participam da Oficina de Revisão do Plano de Manejo da APA Rio Vermelho Destaque

10/10/2023

Na tarde do dia 03 de outubro, membros do Comitê Itapocu e a Entidade Executiva Univille participaram da oficina de contribuição ao diagnóstico da revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Vermelho, em São Bento do Sul/SC.

A APA do Rio Vermelho, situada em São Bento do Sul/SC, possui aproximadamente 24 mil hectares de extensão, abrangendo remanescentes de ecossistemas ameaçados do bioma Mata Atlântica. Nesta UC está inserida a nascente mais distante do Rio Itapocu, o Rio Vermelho.

Primeiramente, a empresa STCP, contratada para os serviços de revisão do Plano, apresentou os principais resultados do diagnóstico preliminar do meio físico, biótico e socioeconômico da Unidade de Conservação (UC).

A seguir, foi realizada uma dinâmica de planejamento ambiental em grupos para elencar os pontos positivos e negativos internos, as ameaças externas e as oportunidades da APA Rio Vermelho. O objetivo foi realizar uma análise estratégica sobre a UC e obter contribuições para a construção do Plano de Manejo.

A oficina constituiu um espaço de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade, de confronto e troca de experiências que foi muito produtiva.