Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu se reúne com o GTEA RH 06 em sua 41ª reunião Destaque

21/06/2023

Na tarde do dia 20 de junho, o Comitê Itapocu participou da 41ª reunião ordinária do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 06 (GTEA RH 06), na Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (FUMTEC) de Barra Velha.

Durante a reunião foram apresentadas as ações de educação ambiental desenvolvidas em 2022 e 2023 pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) de Barra Velha, bem como a programação preliminar do Seminário Regional de Educação Ambiental da RH 06 que ocorrerá dia 22 de agosto.

Em seguida, foi explanado sobre o Projeto Escola do Mar de Barra Velha, desenvolvido pela Prefeitura de Barra Velha em parceria com outras instituições, que visa resgatar a diversidade cultural e promover a consciência socioambiental sobre o mar com alunos do 6º ao 9º ano.

Ao final, pode-se conhecer o Projeto Toninhas do Brasil, realizado pela Universidade Univille com apoio financeiro da Petrobras, que está em sua quarta fase e baseia-se na pesquisa, articulação socioambiental, comunicação e educação ambiental sobre as toninhas do litoral brasileiro. Segundo o Coordenador de Educação Ambiental do projeto, há presença de toninhas na foz da Bacia do Rio Itapocu, em Barra Velha.