Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu marca presença no Seminário Regional de Defesa Civil (2º Seminário de Prevenção, Preparação e Resposta a Desastres do Vale do Itapocu e 3º Seminário Regional de Proteção Civil da 4ª COREDEC/SC

23/05/2012
O Comitê Itapocu, junto a outras entidades esteve presente nos dias 17/18 de maio de 2012, no Seminário da Defesa Civil, que aconteceu no Pavilhão de Eventos e teve exposições do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, entre outras. Contou ainda com diversas palestras e ainda um painel de discussão que encerrou o evento.
"O seminário foi aberto na quinta-feira (17), pelo Presidente da AMVALI - Prefeito Luiz Carlos Tamanini e demais autoridades. Após a cerimônia de abertura, foi apresentada a peça teatral ""Heróis somos todos nós"", dirigida pela educadora Luciana Lima da Costa e interpretada por alunos da rede municipal de ensino.
O evento contou com palestras e exposição realizada pela Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Bombeiros Voluntários da região, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, 62º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Polícia Civil de Santa Catarina, além de diversas entidades como Jeep Clube de Jaraguá do Sul, o Clube de Canoagem Kentucky, GERAR e Rádio Amadores.
Com relação às palestras o primeiro tema foi sobre ""Comunicação e Percepção de Risco"", ministrada pela jornalista Cilene Victor, Diretora de Redação da Revista Com Ciência Ambiental. A jornalista falou sobre o gerenciamento de risco que envolve identificação e avaliação, gerenciamento e tomada de decisão e comunicação de risco.
Segundo Cilene ""a avaliação de risco objetiva tem norteado o gerenciamento de riscos, sobretudo a tomada de decisão. Estudos sobre percepção de riscos revelaram a existência de associação entre benefícios percebidos e riscos aceitáveis. As pessoas tendem a aceitar riscos elevados se eles forem voluntariamente escolhidos e rejeitar riscos menores se eles forem percebidos como imposição. A comunicação de riscos é uma condição necessária para o exercício dos direitos de toda pessoa de participar das tomadas de decisão que dizem respeito à sua vida"".
A comunicação de risco integra e contempla os diversos atores sociais na gestão de riscos