Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu participa do XXI ENCOB em Foz do Iguaçu Destaque

21/10/2019
Gisele S. Lewerenz, da Duas Rodas Industrial representando o Comitê Itapocu Gisele S. Lewerenz, da Duas Rodas Industrial representando o Comitê Itapocu

Durante os dias 21 a 25 de outubro acontece o XXI ENCOB - Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Gisele Schunke Lewerenz, da Duas Rodas Industrial está representando o Comitê Itapocu no evento que reúne representantes do poder público municipal, estadual e federal, técnicos, usuários, ONGs, universidades e demais interessados no tema.

Nesse ano, o tema central será “Gestão das Águas - #FALACOMITÊ”, baseado em três temas atuais e de importância estratégica para a gestão dos recursos hídricos junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas, quais sejam:

​A) Instrumentos de Gestão: implementação, eficácia e monitoramento, qual o papel dos Comitês de Bacia.

B) Segurança Hídrica, como os Comitês de Bacia estão se planejando

C) Planejamento político institucional nos Comitês de Bacia, como estamos nos fortalecendo no Sistema

Sobre o evento

Desde os anos de 1998, quando numa reunião realizada na cidade de Porto Alegre/RS, representantes de cinco Estados brasileiros definiram a necessidade de trocar experiências entre os vários Comitês de Bacias que vinham sendo implantados no país.

Paralelamente a este grande cenário de integração e compartilhamento de ações efetivas na gestão das águas, o ENCOB ainda tem fomentado a discussão da gestão das águas transfronteiriças e das águas subterrâneas, o que tem trazido inúmeros técnicos e representantes de outros países para participar do evento.

Assim, possibilita que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos, é um dos principais objetivos desse grande encontro.

Além desse, integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, visando possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor, também passa a ser uma das nossas preocupações, como também, discutir os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil visando estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface como desenvolvimento.

Dessa forma, o FNCBH pretende realizar um grandioso encontro no Estado do Paraná, para integrar cada vez mais os Comitês de Bacias Hidrográficas de todo Brasil, as discussões acerca dos conflitos pelo uso da água e promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Os objetivos primordiais das edições do ENCOB são:

•  Possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos;
  • Integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, visando possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor.
  • Discutir os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil visando estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface como desenvolvimento.
  • Destacar a importância da comunicação e mobilização nos processos de gestão das águas no Brasil pelos Comitês de Bacia, fundamentalmente pelo alcance proporcionado pelos organismos de mídia na referência às experiências exitosas já identificadas.
  • Discutir amplamente os compromissos e responsabilidades dos entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos visando a otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade de nossas águas.
  • Estabelecer elos entre a boa gestão dos recursos hídricos na sua recuperação e preservação a saúde das populações.
  • Debater a interface e integração das políticas federal e estaduais compartilhadamente com os Municípios, apontando as ações necessárias para a implementação de programas e serviços que tragam a recuperação e conservação das águas.