Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Situação da água não é tranquila no Vale do Itapocu Destaque

14/05/2019
Geógrafo Felipe, apresentou dados do levantamento durante sessão do legislativo jaraguaense Geógrafo Felipe, apresentou dados do levantamento durante sessão do legislativo jaraguaense Rádio RBN

“A situação não é tão confortável assim na bacia do Rio Itapocu”, afirmou consultor técnico do Comitê Itapocu

Atendendo requerimento dos vereadores Anderson Kassner e Arlindo Rincos, participou da sessão o Consultor Técnico do Comitê Itapocu, geógrafo Felipe Augusto de Oliveira. O objetivo foi discorrer sobre o Panorama das águas e segurança Hídrica da Bacia do Itapocu. A apresentação dos dados faz parte de um pedido do Promotor do Meio Ambiente, Alexandre Schmitt dos Santos, para que as informações fossem repassadas para os Executivos e Legislativos dos municípios da microrregião. O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, foi criado pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu(Amvali). Ele fez um alerta: “a situação não é tão confortável assim na bacia do Rio Itapocu”. Felipe etalhou os dados do levantamento realizado pelo comitê, que estão a disposição no site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. A Bacia do Itapocu abrange uma população de aproximadamente 500mil habitantes. Estão inseridos integralmente os municípios de Araquari, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul. Parcialmente inseridos são: Barra Velha, Massaranduba, São João do Itaperiú, São Bento do Sul, Campo Alegre, Joinville e Blumenau. Conforme Felipe, há pontos da Bacia do Itapocu que apresentam um grave comprometimento das águas, devido a degradação da Mata Ciliar, assoreamento e mineração.

Fonte: Rádio RBN