Rio Itapocu e Bacias Contíguas

GAP analisa primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos Destaque

03/10/2016

Na tarde de sexta-feira (30) ocorreu a apresentação do relatório da Etapa A do Plano de Recursos Hídricos para o Grupo de Acompanhamento, composto por membros do Comitê Itapocu, nas dependências da AMVALI.

A primeira etapa consiste na Estratégia para o Envolvimento da Sociedade na Elaboração do Plano e suas atividades são: o Diagnóstico da Dinâmica Social da Bacia, Plano de Comunicação e Mobilização Social e a Campanha do Cadastro de Usuários de Água. Esta etapa foi desenvolvida pelo Geógrafo Felipe de Oliveira e a Assessora de Comunicação Sabrina Maria Sonalio.

O Geog. Felipe apresentou as atividades e, as de maior destaque foram os Encontros Regionais e a Campanha do Cadastro de Usuários de Água. Os Encontros Regionais possibilitaram que a população conhecesse sobre o Comitê Itapocu, a elaboração do Plano de Recursos Hídricos e o Cadastro de Usuários de Água. Durante os encontros a população externou suas preocupações em relação às aguas da bacia, evidenciando questionamentos sobre a qualidade das águas, disponibilidade hídrica e outorga.

Expondo os resultados da campanha do cadastro, foi possível perceber as dificuldades no convencimento dos usuários de água para o autocadastramento. Desta forma, o grupo de trabalho do Plano buscará uma nova alternativa para obtenção dos dados, concomitante a Campanha do Cadastro de Usuários de Águas.

A Assessora de Comunicação Sabrina, expôs a estratégia de comunicação implantada nesta primeira etapa, que foi baseada na utilização de todos os veículos de mídia a fim de abranger o maior público possível. Foi utilizado tanto a mídia impressa, (folders, banners, jornais) quanto a digital (sites, página no Facebook, e-mail marketing).

A reunião possibilitou uma análise completa da Etapa A, podendo desta maneira a sociedade do Vale do Itapocu - representada pelos membros do GAP – auxiliar na elaboração conjunta com o grupo de trabalho do Plano de Recursos Hídricos do rio Itapocu.