Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Contaminações no rio Itapocuzinho reúnem entidades no MPSC Destaque

23/08/2016
Foto: Lidiane Maria Foto: Lidiane Maria

As constantes contaminações no Rio Itapocuzinho, manancial de abastecimento público do município de Guaramirim, foram pauta de reunião realizada na tarde de ontem, 22, no Ministério Público de Santa Catarina Comarca de Jaraguá do Sul, sob a coordenação do Promotor Alexandre Schmitt dos Santos juntamente com representantes dos órgãos ambientais da região, FATMA, FUJAMA, Fundação de Meio Ambiente de Guaramirim, além de Águas de Guaramirim, Serrana Águas (operadora do sistema de tratamento e distribuição da Águas de Guaramirim), Prefeitura de Schroeder, ARIS e o Comitê Itapocu.

Segundo a Engenheira Química da Serrana Águas, Cristiane Karsten, de janeiro a agosto deste ano já ocorreram 26 contaminações no rio Itapocuzinho, ocasionando na paralização da captação de água e prejudicando o abastecimento para aproximadamente 40 mil pessoas, população do munícipio de Guaramirim.

As entidades discutiram ações que priorizam fiscalizações mais eficazes nos três municípios, além de um maior monitoramento de qualidade de água no rio Itapocuzinho. Por fim, a ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento) apresentou uma minuta de Plano de Ação para discussão e atuação conjunta das entidades.