Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Diretoria participa do XVIII ENCOB Destaque

12/07/2016

A Diretoria do Comitê Itapocu, representada pelo Presidente Sérgio Santini e a Secretária Executiva Karine R. Holler participaram do XVIII ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado de 03 a 08 de Julho em Salvador – BA, sob a coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O evento contou com cerca de 1.200 membros dos mais de 200 comitês de bacia de todo o País que se reuniram para participar de oficinas, mesas redondas, seminários e discussões plenárias que visaram apresentar a gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.

Na programação os membros participaram do Seminário da ANA de “Água e Comunicação”, da Oficina de Pagamentos por Serviços Ambientais, do ato simbólico que consistiu em unir as águas do rio Itapocu com as águas das bacias de todo o país, este contando com a participação do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Carlos Chiodini.

Ainda puderam participar de discussões sobre o estado da arte dos recursos hídricos no Brasil, o desastre ambiental na Bacia do Rio Doce, avanços e desafios do saneamento, segurança de barragens, Assembleia Geral do FNCBH e o anuncio da ANA do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas estaduais (Procomitês).

Durante todo o evento o Comitê Itapocu expôs suas ações no que se refere às questões de sensibilização ambiental, monitoramento hidrometeorológico, capacitação técnica, sistema de informações geográficas e produção de materiais educativos na Bacia do Rio Itapocu.

Na ocasião o Fórum Catarinense de Comitês aproveitou para a realização de Reunião Extraordinária, contando com a presença dos membros de 12 Comitês Catarinenses (Itapocu, Peixe, Tijucas, Timbó, Canoinhas, Cubatão, Camboriú, Canoas, Araranguá, Chapecó e Irani, Antas, Urussanga), técnicos da Fundação Certi, técnicos da SDS/DRHI juntamente com o Diretor de Recursos Hídricos de SC Bruno H. Beilfus que puderam discutir sobre a realização de um seminário sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos, o processo de implantação das entidades executivas, o processo eleitoral do Fórum Catarinense e o ENCOB 2018 na qual Florianópolis será sede.