Rio Itapocu e Bacias Contíguas

XXXII Assembleia Geral Ordinária do Comitê Itapocu Destaque

21/03/2016

XXXII Assembleia Geral Ordinária do Comitê Itapocu

Nessa quinta-feira (17/03), aconteceu nas dependências da AMVALI, a XXXII Assembleia Geral Ordinária do Comitê Itapocu, que foi conduzida pelo Presidente Sergio Santini, o vice Leocádio Neves e Silva, juntamente com o consultor do Comitê Itapocu, Bruno Jahn, e a secretária executiva, Karine R. Holler, e que contou também com a presença do Gerente de Planejamento de Recursos Hídricos da SDS, Rui Batista Antunes.

A assembleia se deu inicio com a aprovação da pauta, da ata da XXXI Assembleia Geral Ordinária, e o expediente da secretaria executiva (correspondências expedidas e correspondências recebidas).

Durante a mesma, foi discutido o Plano da Bacia Hidrográfica, a importância do Comitê fiscalizar e desenvolver planos de ação. Foi criado o “Grupo de Acompanhamento do Plano da Bacia”, com representantes da sociedade civil, poder público e dos usuários de água. Esse grupo irá auxiliar o Comitê para apontar ideias, fazer melhorias e demais questões necessárias.

Foi abordado também sobre o Cadastro de Usuários de Água, debatendo as metas já alcançadas e quais avanços podem ser feitas para alcançar as restantes. Destacou-se a importância do cadastramento, pois a partir dele, os usuários podem declarar a necessidade de determinada quantidade de água para exercer suas atividades, tornando para eles uma garantia que esta porcentagem não será remanejada. Além de que possibilitará também conhecer a quantidade de água na bacia hidrográfica. Ressaltando que não acarreta custo algum. Apresentou-se a programação da Capacitação de Cadastro de Usuário de Água que acontecerá, dia 23 de março na AMVALI Jaraguá do Sul, e 30 de março na Câmara de Vereadores de Barra Velha, onde foi reforçado a importância da participação de todos.

No final aconteceu o lançamento do Atlas da Bacia.

A próxima Assembleia Geral Ordinária ficou marcada para 11 de agosto de 2016.