Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Consultores do Programa SC Rural participaram de oficina da Cap-Net Brasil na USP

24/04/2014
"Os consultores do Programa SC Rural (SDS/SC), Rafael Zoboli Guimarães (consultor do Comite Cubatão-Norte, Cachoeira), Anja Meder Steinbach (consultora do Comitê Itapocu) e Luciana Castro (consultora DRHI/SDS) de Santa Catarina participaram da oficina ""Gestão Integrada de Recursos Hídricos como Ferramenta para Adaptação às Mudanças Climáticas"", entre os dias 14 e 17 de abril, em São Paulo."
O evento aconteceu na Universidade de São Paulo (USP) e foi organizado em parceria com a Cap-Net Brasil/PNUD e o Instituto de Astronomia, Geofísica e ciências Atmosféricas - IAG, Núcleo de Apoio à Pesquisa - INCLINE/USP.

Durante a oficina foram apresentados resultados de pesquisas, de modelos que consideram as forças naturais e antropogênicas. Estes apontam as principais tendências de mudanças climáticas em nível global, mas com efeitos locais e regionais. De forma sutil, o professor pesquisador Tércio Ambrizzi - IAG mostrou como os níveis de gás carbônico e metano (CO2 e CO4) estão aumentando e com isso a média de temperatura atmosférica.

Os ciclos climáticos naturalmente duram em torno de 100 mil anos, no entanto desde a década de 1970 está havendo um acúmulo de energia na terra. Nos últimos 100 anos, aumentou a concentração de gases efeito estufa 40%. Percebe-se o aumento da temperatura global, maior absorção de energia dos oceanos