Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Sul do Brasil busca integração para preservação da água

11/07/2007
Compartilhar responsabilidades, trabalhando de forma integrada pela preservação do bem mais precioso do milênio: a água. Esta é uma das tarefas prioritárias para a articulação dos Planos Estaduais de Recursos Hídricos (PERH´s) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). A tarefa foi ressaltada durante a abertura, nesta quinta-feira (12/7), de uma oficina para articulação e troca de experiências, que acontece até sexta-feira (13/7), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em Florianópolis.
"Conforme o Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica, o encontro e a ação integrada dos Estados do Sul do Brasil constitui um momento significativo para a gestão hídrica do país. “A gestão compartilhada é fundamental para se ter uma harmonia capaz de assegurar, com responsabilidade, a sustentabilidade da água”, disse, durante a abertura.
Também presente no evento, o diretor do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), Elias de Paula de Araújo, lembrou a necessidade de pensar os PERH´s como instrumentos de gestão estratégica do país. “O Brasil possui um recurso mais valioso que o petróleo, que é água. Por isso a necessidade de uma visão estratégica em todos os níveis, inclusive estendida aos países do Mercosul,” ressaltou.
Araújo ainda falou da importância do fortalecimento dos comitês de bacias e da criação de uma rede unificada de financiamento ambiental, ao exemplo do sistema de saúde, através do SUS e do sistema social, através do SUAS.
O Secretário da SDS, Jean Kuhlmann, também destacou a importância de parceiras, não apenas financeiras, mas na troca de experiências para possibilitar a construção eficaz dos respectivos Planos Estaduais.
Promovida pela Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a oficina também conta com a participação dos representantes da gestão dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul e do Paraná