Rio Itajaí

Oficina para elaboração do Plano Regional de Restauração do Médio e Alto Vale do Itajaí é realizada em Blumenau

01/07/2016

Promovido pelo Instituto Eathwatch do Brasil, através do projeto Parcerias da Paisagem, em parceria com o Instituto Caeté-açu e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS) aconteceu no dia 16 de junho em Blumenau a primeira oficina de co-elaboração do Plano Regional de Restauração do Médio e Alto Vale do Itajaí. O evento realizado no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau contou, com a presença de diversas instituições interessadas em contribuir com a temática. Na ocasião o Comitê do Itajaí foi representado pelo seu consultor técnico, Willian Goetten.

O evento é uma ação do projeto Parcerias da Paisagem que atua na região desde 2013 e tem como objetivo principal analisar oportunidades na implementação de restauração e conservação ambiental no entorno no Parque Nacional da Serra do Itajaí. Com o projeto, diversos resultados já foram alcançados até o presente momento tais como o mapeamento refinado do uso e cobertura do solo da área de estudo, entrevistas com 190 proprietários rurais da região com a finalidade de identificar qual a posição deles com relação à restauração florestal, elaboração de um mapa de áreas prioritárias de restauração da região estudada e diálogos ambientais com órgãos governamentais e proprietários rurais.