Rio Itajaí

PROJETO PILOTO SOBRE SANEAMENTO DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM O COMITÊ DO ITAJAÍ É APRESENTADO EM BLUMENAU Destaque

30/03/2016

No dia 18 de março o Consultor do Comitê do Itajaí Willian Goetten, apresentou na Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) os resultados do Projeto Piloto desenvolvido em Benedito Novo para o diagnóstico do número de residências em situação regular com a obrigatoriedade da instalação do sistema de tratamento individual de esgotamento sanitário.

O trabalho foi desenvolvido pelo Comitê do Itajaí em parceria com AMMVI e  Instituto Furb. O objetivo do trabalho foi determinar o número de residências no município de Benedito Novo que possuem o sistema integrado de fossa séptica e filtro anaeróbio instalados para tratamento individual do esgoto doméstico. O projeto visou também orientar os cidadãos sobre a necessidade da manutenção da limpeza periódica do sistema em edificações na área urbana.

Para a pesquisa aplicada em Benedito Novo verificou-se que o maior problema não é a existência do sistema em si, visto que uma parcela considerável da população já possui o sistema integrado de fossa/filtro e instalados, mas sim a falta de manutenção e limpeza regular da mesma, prejudicando a eficiência do tratamento e tornando as unidades de tratamento simples caixas de passagem do esgoto doméstico.

O resultado evidencia a necessidade da realização de ações voltadas à educação ambiental e sanitária como a Semana da Água de 2015 promovida pelo Comitê do Itajaí. Na reunião as entidades discutiram a realização de levantamentos similares em outros municípios da região. O trabalho tem o acompanhamento do Ministério Público de Santa Catariana (MPSC) e visa auxiliar  os municípios no atendimento de cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Saneamento celebrado pelo MPSC em 2010.