Rio Itajaí

COMITÊ DO ITAJAÍ REALIZA A 33ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

18/12/2015

Aconteceu na última terça-feira (15/12) a 33ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Comitê do Itajaí. Realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau (SDR) a assembleia foi conduzida pela Presidente do Comitê a Sra. Maria Izabel Pinheiro Sandri, sendo iniciada em terceira chamada ás 14:00 horas. Durante os trabalhos foram aprovadas por unanimidade, a ata da 29ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada em 08 de outubro de 2015, o plano de trabalho e o orçamento para o ano de 2016 do Comitê do Itajaí.

Durante a Assembleia o consultor técnico do Comitê do Itajaí Willian Goetten, apresentou os resultados da Semana da Água de 2015, realizada entre os dias 21 e 27 de setembro. O tema da Semana da Água deste ano foi o esgotamento sanitário, a campanha focou na conscientização da população em relação a instalação do sistema de tratamento individual de esgoto doméstico. Foram distribuídos mais de 40 mil folders explicativos ao longo de toda a bacia hidrográfica, além do material impresso a campanha contou com a realização de palestras em diversos munícipios, por meio de coordenadores locais, atingindo um público total de 1200 pessoas. O consultor realizou ainda um breve relato sobre as suas atividades prestadas ao Comitê do Itajaí nos primeiros seis meses de consultoria.

Na sequência a assembleia discutiu a realização da eleição para a formação da nova diretoria do Comitê do Itajaí marcada para o dia 25 de fevereiro de 2016. Ainda neste momento definiu-se a formação de uma comissão eleitoral para dar acompanhamento ao processo. A comissão será formada pelos membros do Comitê, Gabriel Murara representante da Associação dos Munícipios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), por Joel Dias da Silva representante da Universidade Regional de Blumenau (FURB), e pelo consultor técnico Willian Goetten.

O item seguinte da assembleia foi a discussão do parecer da Câmara de Assessoramento Técnico (CAT) sobre a Construção das Barragens no Rio das Pombas em Pouso Redondo. O parecer já havia sido apresentado pela presidente da CAT a Sra. Noemia Bohn, durante a 29ª AGE realizada em 08 de outubro desse ano. Na ocasião ficou definido que a CAT iria se reunir com os técnicos da Secretaria de Defesa Civil (SDC) do Estado para discutir os questionamentos levantados pelo parecer.

Para dar continuidade a discussão a Sra. Noemia Bohn apresentou um relato sobre as duas reuniões realizadas com os técnicos da SDC em Florianópolis, sinalizando os principais apontamentos do parecer que ainda devem ser esclarecidos. Dessa forma a Assembleia decidiu por aprovar o Parecer da CAT e deliberar a respeito de um prazo para que esses questionamentos em abertos sejam respondidos. Após explanados os assuntos relacionados a assembleia deliberou a Resolução nº 53/2015 que dispõe sobre a aprovação do parecer emitido pela CAT.