Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Comitê Antas presente em evento que tratou sobre Conservação do Solo e Água Destaque

16/04/2024

Foi realizado na segunda-feira, dia 15 de abril, no município de Bandeirante, o 9º evento “Solo e Água: Patrimônio da Vida". A iniciativa, que foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Cesar Alexandre Bourscheid, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do município e a Epagri municipal de Bandeirante-SC. Cerca de 75 agricultores estiveram presentes.

O encontro teve como público-alvo agricultores familiares, abordando a utilização de insumos biológicos no cultivo e como estes podem reduzir custos e promover a sustentabilidade no cotidiano produtivo. Diante dos desafios ambientais enfrentados na atualidade, o encontro propõe uma reflexão sobre a conservação dos recursos naturais, fomentando o uso consciente em benefício de toda população. Os objetivos do evento estão alinhados às temáticas abordadas em edições anteriores. Em 2021, a ênfase esteve nas Previsões Climáticas; enquanto em 2022 e 2023, esteve em foco a agropecuária de baixo carbono.

A principal temática do dia foi a utilização de insumos biológicos no cultivo, e como podem contribuir para a redução de custos e promover a sustentabilidade na produção agrícola. O encontro propôs uma reflexão sobre a importância da conservação dos recursos naturais e do uso consciente dos insumos na agricultura familiar.

O pensar e o manejo do solo estão relacionados ao manejo da água também. No momento em que nós conseguimos fazer um bom manejo do solo com matéria orgânica, com micro-organismos, isso vai entregar para a agricultura uma capacidade muito maior de armazenamento da água. Sem dúvida, o solo é um grande reservatório e reter água no solo pode mudar muita coisa no planeta. Muda todo o ciclo hidrológico da água porque esse recurso vai chegar muito mais lentamente aos mananciais, evitando muitos problemas de inundações, beneficiando também a agricultura”, assinala Cesar Alexandre Bourscheid.

Cada encontro anual tem como objetivo dar continuidade às temáticas abordadas em eventos anteriores, prosseguindo na missão de promover a sustentabilidade na agricultura. A expectativa dos organizadores é de que o evento contribua para o fortalecimento e para a construção de um futuro mais sustentável para agricultura familiar.

Na oportunidade foi apresentado também o “Programa GPS Rural” para os presentes. Em 2022, o município de Bandeirante enfrentou uma situação de emergência, após um desastre natural ocorrido em 19 de outubro, quando uma forte tempestade de granizo atingiu algumas comunidades do município, deixando-as em situação de risco. As dificuldades enfrentadas, tanto pelas vítimas quanto pelos voluntários e pela Defesa Civil, no atendimento emergencial às famílias afetadas, motivaram a implantação do programa “GPS Rural”.

As entidades promotoras deste evento, Prefeitura Municipal de Bandeirante e Epagri são organizações-membro do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu desde 2019. O trabalho desenvolvido pelas organizações-membro do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, fomentam os debates acerca da preservação dos recursos hídricos, e tem sido fundamental para que o tema “água” esteja permanentemente no topo das discussões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. O CBH apoia iniciativas que tenham esse viés e que colaborem para o fortalecimento das temáticas hídricas.

O Seminário foi mais um acontecimento singular para tratar sobre duas temáticas fundamentais que são o Solo e Água. Desde o início do ano de 2023, o CBH está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e como Agência Financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).