Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

IFSC Sustentável desenvolve ações que fomentam a cultura da Sustentabilidade Destaque

04/09/2023

O Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu está permanentemente atento às ações alicerçadas à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais. Segundo a professora Dolores Wolschick, representante titular do IFSC no comitê, uma das iniciativas, desenvolvidas na região de São Miguel do Oeste, é o IFSC Sustentável. Trata-se de um programa criado em 2013 com o objetivo de reduzir o impacto ambiental das atividades desencadeadas pelo Instituto Federal de Santa Catarina nos recursos naturais e desenvolver a cultura da sustentabilidade. Ele conta com uma comissão central na reitoria e comissões locais nos campi que integram a rede. Em São Miguel do Oeste, a comissão local é instituída no início de cada ano letivo e é composta por servidores, docentes e discentes, que desenvolvem as ações durante o ano.

Em 22 de março, a comissão participou de evento alusivo ao “Dia Mundial da Água” promovido pela Gerência Regional de Saúde do município. Na ocasião, apresentou-se um protótipo do projeto desenvolvido na unidade curricular de Projeto Integrador por alunos do curso técnico em eletromecânica, intitulado "Gerador de Ozônio: Medida Sustentável para Purificação Pluvial". O objetivo do projeto é apresentar uma alternativa de tratamento de água de chuva para fins de uso residencial, aplicando o método de ozonização por raios ultravioleta.

Ainda em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, foi promovido um Concurso de Fotografia Digital, com a temática “Soluções para a poluição plástica. Foram inscritas 14 fotografias sobre a temática exposta, com premiação para as três melhores colocadas. Além disso, foi realizada uma palestra ministrada por representantes da Polícia Ambiental de São Miguel do Oeste, abordando temas como Direito Ambiental e Crimes Ambientais.

Outra ação é a Gincana do Meio Ambiente entre as turmas dos cursos do IFSC - Campus São Miguel do Oeste. O objetivo é estimular os alunos a realizar a separação e correta destinação dos resíduos sólidos gerados em suas residências/comunidades, contribuindo para a economia sustentável e as causas sociais. Além dessas ações, há no campus um ponto de coleta permanente de esponjas dupla face, baterias e óleo de cozinha usado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Programa de Fortalecimento dos comitês do Oeste/Uruguai pela Entidade Executiva Universidade do Contestado – UNC.