Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Organizações-membro do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu deliberam na última assembleia do ano Destaque

17/11/2021

Na tarde de ontem, dia 16 de novembro de 2021, encontraram-se virtualmente os representantes de 26 das 30 organizações-membro do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu. Em uma reunião que durou um pouco mais de 3 horas, a plenária deliberou sobre 12 itens de pauta a seguir:

1. Leitura e aprovação da ATA da última Assembleia (AGE 12/05/2021);
  2. Apresentação e Aprovação Ad referendum do Plano de trabalho (Jun – nov 2021);
  3. Apresentação e Aprovação Ad referendum do Plano de Capacitação (Jun – nov 2021);
  4. Apresentação e Aprovação Ad referendum do Plano de Comunicação (Jun – nov 2021);
  5. Apresentação do Relatório Financeiro Parcial – 4 aditivo (Jun -nov 2021)
  6. Apresentação e Aprovação do Relatório das Atividades Técnico (Jun – nov 2021);
  7. Apreciação da Entidade Executiva ECOPEF por parte das Organizações-membro;
  8. Informes da SDE - Nova proposta de modelo de contratação das Entidades Executivas;
  9. Apresentação e Aprovação Ad referendum da Moção Conjunta n. 0005/2021 - FCCBH;
  10. Apresentação e Aprovação do Relatório Anual da Câmara Técnica para Assuntos Institucionais e Administrativos;
  11. Definição de calendário de Reuniões do ano de 2022;
  12. Assuntos gerais;

Todos os itens de pauta que necessitavam de aprovação foram aceitos pela plenária. O item de pauta "Apreciação da Entidade Executiva ECOPEF por parte das Organizações-membro" teve como objetivo relatar todo trabalho executado pela Entidade Executiva ECOPEF junto ao Comitê Antas durante os 3 anos de vigência do contrato junto à SDE. Através de números, registros documentais, fotográficos e depoimentos dos representantes, a plenária relembrou de processos importantes para o desenvolvimento das atividades do comitê.

Uma nova proposta de contratação das Entidades Executivas foi o assunto abordado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável - SDE. Essa proposta teve como resposta dos comitês do oeste a Moção Conjunta n. 0005/2021, que foi apresentada no Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias e abordada logo após a fala da SDE.

O Coordenador da Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos - CTAIA, Sr. Douglas Ribeiro, apresentou o Relatório Anual da CTAIA, demonstrando os passos importantes da câmara técnica juntamente com a diretoria.

Com relação à definição do calendário de reuniões, ficou decidido que as Assembleias Gerais Ordinárias serão nos dias 16 de Março e 09 de Novembro de 2022.

Nos Assuntos Gerais, o Presidente Anderson Clayton Rhoden, representante da UCEFF informou aos presentes que a partir de dezembro o comitê Antas terá uma nova sede. Em tratativas com a pró-reitoria da UCEFF São Miguel do Oeste, Anderson trouxe as boas novas e solicitou o auxílio dos demais para a mudança que deverá ocorrer até o final deste mês.

Fonte: ECOPEF à serviço do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu