Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Foi lançado o tema para o Dia Mundial da Água: ÁGUA PARA TODOS

11/03/2019

QUAL É O TEMA?

O tema do Dia Mundial da Água 2019 é "Não deixe ninguém para trás". É uma adaptação da promessa central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: todo o mundo deve se beneficiar do progresso do desenvolvimento sustentável.

QUE RELAÇÃO MANTÉM COM A ÁGUA?

Um dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável é garantir a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos de hoje até 2030. Por definição, isso significa não deixar ninguém para trás.

QUAL É O PROBLEMA?

Hoje, milhões de pessoas ainda vivem sem beber água - em casa, na escola, no lugar de trabalho, na fazenda, na fábrica e eles lutam para sobreviver e prosperar.

Grupos marginalizados - mulheres, crianças, refugiados, povos indígenas, pessoas com deficiência e muitos outros - são muitas vezes ignorados e, por vezes, eles são discriminados quando tentam obter e gerenciar a água potável de que precisam.

O QUE SIGNIFICA "ÁGUA POTÁVEL"?

O termo "água potável" é a versão abreviada do "Serviço de abastecimento de água potável gerenciada com segurança", isto é, a água que pode ser acessada em residências, quando se necessita e que não está contaminada.

PORQUE É IMPORTANTE?

A água é um direito humano de toda pessoa, seja quem for e onde quer que você esteja. O acesso à água é um dos pilares da saúde pública e, portanto, é decisivo para alcançar o desenvolvimento sustentável e construir um mundo estável e próspero. Nós não podemos avançar como uma sociedade global enquanto há tantas pessoas que vivem sem beber água.

O QUE É O DIREITO HUMANO À ÁGUA?

Em 2010, as Nações Unidas reconheceram que "O direito à água potável segura e ao saneamento é um direito humano essencial para o pleno desfrute vida e todos os direitos humanos”.

O direito humano à água significa o direito de cada pessoa, sem discriminação, para ter água suficiente, segura, aceitável, acessível e acessível para uso pessoal e doméstico, e inclui água para consumo, saneamento, lavanderia, preparação de alimentos e higiene pessoal e doméstica.

POR QUE ALGUMAS PESSOAS FICAM SEM ÁGUA POTÁVEL?

Muitas pessoas ficam sem água potável por várias razões. Alguns dos "motivos para a discriminação" que algumas pessoas são particularmente desfavorecidas em termos de acesso à água são:

•  o sexo e o gênero;

• a raça, a etnia, a religião, a condição de nascimento, a casta, a língua e a nacionalidade;

• a incapacidade,a  idade e o estado de saúde;

• a posse de bens, o local de residência e os situação econômica e social.

Outros fatores, como a degradação do meio ambiente, alterações climáticas, crescimento da população, conflitos, fluxos migratórios e os deslocamentos forçados também podem prejudicar desproporcionalmente os grupos marginalizados devido ao impacto que têm sobre a água.

DADOS IMPORTANTES

• Um total de 2,1 bilhões de pessoas vive sem beber água em suas casas.

• Uma em cada quatro escolas de ensino fundamental em todo o mundo carece de abastecimento de água potável, e os estudantes consomem água de fontes desprotegidas ou gastam sede.

• Mais de 700 crianças menores de cinco anos morrem todos os dias de diarréia causada por água insalubre ou falta de saneamento.

• Globalmente, 80% das pessoas que têm que o uso de fontes de água inseguras ou desprotegidas vive em áreas rurais.

• Mulheres e meninas são responsáveis ​​pela coleta de água em oito em cada dez domicílios que falta água na casa.

• Mais de 800 mulheres morrem todos os dias devido a complicações na gravidez ou no parto.

• Para os 68,5 milhões de pessoas que foram forçadas a fugir de suas casas, O fornecimento de água potável é muito problemático.

• Aproximadamente 159 milhões de pessoas coletam água potável de fontes de águas superficiais, como lagoas e riachos.

• Cerca de 4 bilhões de pessoas - quase dois terços da população mundial - sofrem escassez severa de água por pelo menos um mês por ano.

• Um total de 700 milhões de pessoas em todo o mundo poderia ser desalojado pela intensa escassez de água até 2030.

• Os mais ricos tendem a receber serviços de água, saneamento e higiene de qualidade a um custo muitas vezes muito baixa, enquanto os pobres pagam um preço muito mais alto por um serviço de qualidade igual ou inferior.

O QUE DEVERÁ SER FEITO?

Para não deixar ninguém para trás, devemos nos concentrar nossos esforços para incluir pessoas que foram marginalizados ou ignorados. Os serviços de abastecimento de água devem atender às necessidades de grupos marginalizados e suas vozes devem ser levados em consideração nos processos de tomada de decisão. Nos quadros regulamentares e legais o direito de todos à água deve ser reconhecido e deve ser fornecido financiamento suficiente, de maneira eqüitativa e eficaz, para aqueles que mais precisam.

Essas informações foram retiradas do site http://www.worldwaterday.org/.