Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Comitê Cubatão e Madre completa três décadas de proteção das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Madre Destaque

22/09/2023

No dia 22 de setembro, o Comitê Cubatão e Madre, pioneiro em Santa Catarina, celebra com orgulho o seu trigésimo aniversário. Três décadas marcadas por uma história de dedicação e ações em prol do meio ambiente e da preservação das bacias hidrográficas dos Rios Cubatão e Madre. Este comitê, fundado antes da aprovação da Política Estadual de Recursos Hídricos, foi o primeiro Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica em Santa Catarina, com foco Bacia do Rio Cubatão do Sul, responsável pelo abastecimento de água da Região da Grande Florianópolis.

Os Comitês de Bacias Hidrográfica têm como papel fundamental na gestão e preservação dos recursos hídricos de uma determinada região, com o desenvolvimento de Planos de Recursos Hídricos, educação ambiental, resolução de conflitos, preservação ambiental, entre outras responsabilidades.

Trinta anos de compromisso ambiental

Nesses 30 anos de existência, o Comitê Cubatão e Madre tem sido um importante ator na conscientização ambiental e na preservação dos recursos hídricos na região. Ao longo deste tempo, voluntários e entidades colaboradoras se uniram para conduzir inúmeras ações de educação ambiental, pesquisas, eventos e atividades que moldaram a trajetória do Comitê.

Um dos marcos notáveis dessa história foi o "1º Seminário do Comitê Cubatão Sul", realizado em 2002. Este evento apresentou os desafios e soluções viáveis para a bacia hidrográfica do Rio Cubatão Sul, estabelecendo as bases para a missão contínua do Comitê.

Defesa do Meio Ambiente

O Comitê Cubatão e Madre não se limitou apenas à esfera local. Participou ativamente do "1º Diálogo Social para a Rio+20" e da "Cúpula dos Povos". Em 2018, o Comitê também instituiu a "Semana da Água", um evento que envolveu a comunidade e aumentou a conscientização sobre a importância dos recursos hídricos

Compromisso para o Futuro

Hoje, enquanto celebramos as conquistas passadas, o Comitê Cubatão e Madre continua comprometido em sua missão de proteger e preservar nossas bacias hidrográficas e o meio ambiente. O compromisso da organização com um futuro sustentável permanece firme.

Celebração Presencial

A fim de marcar os 30 anos, o Comitê Cubatão e Madre convida a comunidade a se juntar a uma celebração presencial que ocorrerá no dia 28 de setembro, quinta-feira, às 10h, no Auditório da CASAN, localizado em Balneário Estreito, na Rua XV de Novembro, 230, em Florianópolis. Todos são bem-vindos a participar deste importante momento.

Sobre o Comitê Cubatão e Madre:

O Comitê Cubatão e Madre é formado por entidades e membros voluntários que se dedicam à proteção e preservação das bacias hidrográficas dos Rios Cubatão e Madre em Santa Catarina. Fundado em 1993, o comitê tem uma história de 30 anos de compromisso ambiental e educação pública sobre a importância dos recursos hídricos. Suas ações abrangem desde conscientização até pesquisa e desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais enfrentados na região.