Rio Canoinhas

Vice-presidente do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro destaca importância do Plano de Recursos Hídricos em participação na Câmara de Vereadores de Mafra Destaque

18/09/2023

No dia 04 de setembro, na Câmara de Vereadores de Mafra, o vice-presidente do Comitê Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro, Donato João Noernberg, apresentou o recentemente aprovado Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográficas do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro, enfatizando a vital importância da água para as diversas esferas da vida cotidiana e economia.

Donato também alertou para os problemas derivados do excesso ou da escassez hídrica, fortalecendo a necessidade de compreender mais profundamente o Plano de Recursos Hídricos apresentado.

Em sua fala também abordou a extensão territorial do Comitê, que agora inclui a região de Mafra graças aos esforços da ONG Voz do Rio e líderes locais. Com isso, o comitê abrange agora 10 municípios.

O Plano de Recursos Hídricos foi explicado como um abrangente plano diretor que visa assegurar a disponibilidade de água para usos futuros, proporcionando informações detalhadas sobre a quantidade de água disponível, seu consumo, finalidade de uso e retorno à natureza, bem como o balanço hídrico.

Donato destacou a abordagem colaborativa na elaboração do plano, envolvendo mais de 500 pessoas de diversas disciplinas. "Temos quase 14 mil km de rios dentro da nossa bacia. Foram mapeados mais de 700 trechos considerados importantes, onde poderão ter implementação de empreendimentos, que são cruciais para a agricultura e o abastecimento urbano das nossas cidades", salientou.

Mafra, dada a sua grande extensão, é incluída em quatro das oito unidades de gestão mapeadas pelo plano. Donato explicou as informações contidas no plano, derivadas de dados coletados em cada curso de rio estudado, incluindo pontos críticos de uso da água que podem gerar conflitos futuros.

"Atualmente, temos um uso de mais de 5.366 litros por segundo dentro da bacia do Canoinhas e afluentes do Rio Negro. Felizmente, em nenhuma dessas oito unidades de gestão, o balanço hídrico apontou, a curto prazo, conflito muito grande por água. Essa é uma boa notícia, mas nós temos que tomar muito cuidado com os nossos usos da água daqui para frente para que a gente não venha a ter problemas no futuro", alertou.

O Plano, aprovado recentemente, inclui a outorga de 50% de toda a água disponível em uma vazão Q95, proporcionando uma segurança significativa. As prioridades de uso em casos de falta crítica de água serão definidas pelo Comitê.

Ao concluir sua fala, Donato convidou os vereadores para a celebração dos 20 anos do comitê e entregou a síntese do plano ao presidente da Câmara de Vereadores.

O Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro reforça seu compromisso em promover a gestão sustentável dos recursos hídricos para o benefício de toda a comunidade.