A Rede Hidrográfica do estado de Santa Catarina é constituída por dois sistemas independentes de drenagem: sistema integrado da vertente do interior (Bacia Paraná-Uruguai) e o sistema de vertente atlântica, formada por um conjunto de bacias isoladas.
A Região Hidrográfica do a qual pertence à Bacia do Rio Canoinhas é a 5 (RH5), chamada de Planalto do Rio Canoinhas. Faz parte da Bacia do Rio Iguaçu, um dos principais afluentes do rio Paraná, e que tem como afluente o Rio Negro, divisor entres os estados de Santa Catarina e Paraná.
O rio Canoinhas, um dos principais afluentes do Rio Negro, possui área territorial de 1.443 km² e extensão de 143 km sendo considerado como corpo receptor natural da cidade de Canoinhas, no norte de Santa Catarina (Agência Nacional de Águas – ANA, 2013).
É a segunda região que possui menor densidade demográfica do Estado. E a atividade agrícola é expressiva, com potencial para expansão devido às características do solo. Há expressão, também, na atividade industrial principalmente na produção de celulose e papel.
Fonte: Comitê Rio Canoinhas
Agência Nacional de Águas
Imagem - http://www.gthidro.ufsc.br/