Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do 

Rio Canoinhas

Região Hidrográfica

A Rede Hidrográfica do estado de Santa Catarina é constituída por dois sistemas independentes de drenagem: sistema integrado da vertente do interior (Bacia Paraná-Uruguai) e o sistema de vertente atlântica, formada por um conjunto de bacias isoladas.

A Região Hidrográfica do a qual pertence à Bacia do Rio Canoinhas é a 5 (RH5), chamada de Planalto do Rio Canoinhas. Faz parte da Bacia do Rio Iguaçu, um dos principais afluentes do rio Paraná, e que tem como afluente o Rio Negro, divisor entres os estados de Santa Catarina e Paraná.

O rio Canoinhas, um dos principais afluentes do Rio Negro, possui área territorial de 1.443 km² e extensão de 143 km sendo considerado como corpo receptor natural da cidade de Canoinhas, no norte de Santa Catarina (Agência Nacional de Águas – ANA, 2013).

É a segunda região que possui menor densidade demográfica do Estado. E a atividade agrícola é expressiva, com potencial para expansão devido às características do solo. Há expressão, também, na atividade industrial principalmente na produção de celulose e papel. 

 

 

Fonte: Comitê Rio Canoinhas

Agência Nacional de Águas

Imagem - http://www.gthidro.ufsc.br/

Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros

(48) 3665-4200

Horário de Atendimento:

2a a 6a | 12h às 19h

Rod SC 401, km5, 4756 Ed. Office Park, bl. 2

Saco Grande, Florianópolis CEP 88032-00