Rio Canoinhas

Comitê Canoinhas Fortalece Compromisso com a Sustentabilidade no XI Encontro Planorte Água e Solo Destaque

25/08/2023

Participação ativa demonstrou a contribuição essencial do comitê na conservação dos recursos naturais

O Comitê Canoinhas e afluentes do Rio Negro participou no XI Encontro Planorte Água e Solo, realizado em Irineópolis-SC no dia 24 de agosto. O evento anual, uma colaboração entre diversas entidades, teve como objetivo fortalecer a conscientização e as práticas sustentáveis relacionadas ao manejo da água e do solo na região do Planalto Norte Catarinense.

A presença significativa do Comitê Canoinhas no evento evidenciou seu comprometimento ativo com a conservação dos recursos hídricos e do solo. A entidade não apenas participou, mas também compartilhou informações e experiências relevantes. A participação no evento demonstrou claramente o papel fundamental que o comitê desempenha na promoção de práticas sustentáveis e na preservação dos recursos naturais.

A programação diversificada do Encontro Planorte Água e Solo proporcionou uma oportunidade enriquecedora para os participantes. Palestras informativas abordaram tópicos como agricultura conservacionista e manejo do solo. Além disso, as estações práticas permitiram que os participantes se envolvessem diretamente com tecnologias de aplicação, plantabilidade, captação de água da chuva e muito mais.

A união das várias entidades na organização do evento ressaltou sua importância. Entre essas instituições, o Comitê Timbó, que marcou presença com um stand, e a entidade executiva, Univille, que também esteve presente colaborando ativamente ao distribuir material informativo dos comitês. Essa representatividade reforçou ainda mais a importância do encontro como um espaço de conexão e colaboração entre diferentes instituições comprometidas com a conservação dos recursos hídricos e do solo na região.

O Programa Uso Racional de Água e Solo do Planalto Norte Catarinense (Planorte Água e Solo), criado em 2012 por meio de colaboração entre diversas entidades, se tornou uma referência em Santa Catarina e assim, desempenha um papel fundamental em promover a discussão e ações práticas voltadas à conservação desses recursos naturais vitais para o Planalto Norte Catarinense. Através de palestras, atividades práticas e compartilhamento de experiências, o evento contribui para enriquecer o conhecimento e o comprometimento com a sustentabilidade da região.