Rio Canoinhas

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e afluentes catarinenses do Rio Negro aprova Plano de Recursos Hídricos em Assembleia Geral Extraordinária Destaque

31/07/2023

Mafra, SC - Em uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) em 26 de julho de 2023, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro aprovou o aguardado Plano de Recursos Hídricos da região. O evento contou com a participação de lideranças locais, vereadores, prefeitos e representantes da comunidade, usuários de água e órgãos da administração pública estadual e federal, destacando a importância dessa iniciativa para a região.

O Plano de Recursos Hídricos foi elaborado por uma equipe de pesquisadores da Universidade do Contestado (UNC), com a colaboração do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica, com o objetivo de orientar o planejamento do uso, recuperação, proteção e conservação dos recursos hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e afluentes catarinenses, incluindo os afluentes catarinenses do Rio Negro. Sua elaboração foi resultado de um processo participativo, envolvendo análise da situação atual dos recursos hídricos, projeção das necessidades futuras e definição de programas e projetos a serem executados.

Durante a Assembleia Geral Extraordinária, foram realizadas a leitura e aprovação da ata anterior, além da apresentação e aprovação da Etapa E do Plano de Recursos Hídricos. O momento culminou com um ato solene de entrega do documento.

O desenvolvimento do plano foi viabilizado pelo Governo, por meio de uma colaboração entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), em parceria com a Universidade do Contestado.

A entrega oficial do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro representa um marco importante para a região, proporcionando um direcionamento estratégico para a gestão responsável e sustentável dos recursos hídricos. Com o apoio de todas as partes envolvidas, espera-se que as ações propostas no plano sejam efetivamente implementadas, assegurando a preservação desse recurso essencial para o bem-estar da comunidade e do meio ambiente.