Rio Canoinhas

Município de Canoinhas avança na reestruturação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Destaque

31/07/2023

Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário lidera esforços para impulsionar o crescimento sustentável no meio rural

Canoinhas, SC - O município de Canoinhas está dando passos significativos na reestruturação do seu Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS). Sob a coordenação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), membro do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, e com a ativa participação dos agricultores, entidades governamentais e não governamentais do setor, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (CMDA) está liderando o processo de elaboração do plano, que será dividido em ações de curto, médio e longo prazo.

No último dia 3 e 4 de julho, os conselheiros do CMDA se reuniram na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Canoinhas para dar continuidade ao trabalho, participando da segunda ação da metodologia proposta pela EPAGRI para a confecção do PMDRS. A reunião foi marcada por discussões e análises aprofundadas, visando projetar ações que promovam um crescimento do meio rural de forma duradoura e sustentável.

O engenheiro agrônomo da EPAGRI, Donato Noernberg, enfatizou a importância do plano e destacou a relevância de planejar ações tanto para o curto, médio e longo prazo. Segundo ele, essa abordagem estratégica permitirá que o desenvolvimento do meio rural seja sustentável e alcance resultados positivos de maneira contínua.

Além disso, no dia 11 de julho, ocorreu uma importante reunião da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Saneamento, Educação Ambiental e Segurança Rural, da qual o Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro faz parte. Durante o encontro, foram organizadas as demandas solicitadas no evento de elaboração do plano, para que os próximos encaminhamentos sejam efetivados de maneira eficiente.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e afluentes catarinenses do Rio Negro participou ativamente do evento de Elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Canoinhas nos dias 03/07/2023 (segunda-feira) e 04/07/2023 (terça-feira), contribuindo com ideias e propostas, por meio do representante suplente indicado e assessor técnico do comitê, Carlos Galoski.

A reestruturação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável representa um passo importante para Canoinhas, pois fortalecerá o setor agropecuário e promoverá o desenvolvimento sustentável da região. Com a participação de todos os envolvidos, o município está no caminho certo para alcançar um futuro próspero e equilibrado para o meio rural.